Os 5 Alimentos que Causam Dor de Cabeça, Enxaqueca e Cefaleia

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Os 5 Alimentos que Causam Dor de Cabeça, Enxaqueca e Cefaleia

Os inimigos do seu cérebro costumam estimular os sintomas de dor, alterar o calibre dos vasos sanguíneos da região craniana, aumentar a intensidade da dor, deflagrar crises ou levar a situações estressantes. Fique atento aos Alimentos que Causam Dor de Cabeça para controlar os sintomas de enxaqueca e cefaleia.

Acompanhe o ranking dos piores alimentos que causam dor de cabeça, enxaqueca e as cefaleias

1. Alimentos gordurosos

Alimentos gordurosos - alimentos que causam dor de cabeça, enxaqueca e cefaleia

Eles são fonte de ácidos, como o oleico que podem causar contração dos vasos e, assim, promover dores de cabeça. Leite e derivados, também estimulam os sintomas da dor, pois possuem tipos de proteínas causadoras de alergias, como a caseína. Evite, principalmente, os de cor amarela.

2. Embutidos

Embutidos - alimentos que causam dor de cabeça, enxaqueca e cefaleia

Salame, linguiça, salsicha, presunto. Alimentos embutidos são fontes de nitrato, que pode alterar o calibre dos vasos e desencadear a dor de cabeça.

3. Cafeína

Cafeína - alimentos que causam dor de cabeça, enxaqueca e cefaleia

Café, refrigerante, chá preto ou energéticos podem gerar abstinência, irritabilidade e consequentemente, dor. Combinados a medicamentos que acabam com a dor de cabeça que já contenham cafeína, como alguns analgésicos, podem agravar as cefaleias.

4. Álcool

Álcool - alimentos que causam dor de cabeça, enxaqueca e cefaleia

Bebidas alcoólicas possuem histamina e tiramina, que podem agravar os sintomas da dor. A cerveja, assim como demais alimentos fontes de aminas (chocolate e queijo, por exemplo), possui outro agravante: altera o calibre dos vasos piorando a dor de cabeça.

5. Adoçantes

Adoçantes - alimentos que causam dor de cabeça, enxaqueca e cefaleia

Componentes dietéticas, como o aspartame, promovem a ação de metabolizar a fenilalanina, substância que pode desencadear a dor de cabeça. Bebidas produzidas com adoçantes como os refrigerantes, também criam o mesmo efeito.

Uma pesquisa publicada em 2012 no The American Journal of Clinical Nutrition sugere que que adoçantes à base de aspartame podem problemas neurológicos e cânceres. E nem mesmo adoçantes naturais, como a estévia é livre de perigos.

O açúcar branco ou mascavo é considerado o adoçante mais seguro; porém, para evitar o risco de obesidade, consuma-o em doses moderadas.

Vale lembrar que alimentos em versão diet, como gelatinas, sorvetes e balas, também possuem altas doses de aspartame, e por isso, devem ser evitados.

Outro componente industrializado nocivo para as dores é o glutamato monossódico, presente em diversos alimentos, como temperos, macarrão instantâneo, caldos prontos, salgadinhos, bolachas salgada e sopas prontas.

Cuide do intestino

A dor de cabeça crônica, que assola principalmente a população de mulheres (4 para cada homem), é originada em 90% dos casos por distúrbios digestivos.

Alimentos feitos de farinhas refinadas (sem fibras), como pão branco, biscoitos, bolachas, mingaus, macarrão, bolos e pizzas dificultam o trânsito intestinal, podendo gerar intensas crises. Aposte nos alimentos que acabam com as dores de cabeça, cefaleia e enxaqueca para acabar com este mal.

Vitamina B12: essencial para o sistema nervoso

Também chamada de cobalamina, a vitamina B12 é amigo do metabolismo de todas as células, especialmente as do trato gastrointestinal, às da medula óssea e às do sistema nervoso.

Juntamente com o ferro, o ácido fólico, o cobre e a vitamina C e a B6 é necessária à produção das hemácias.

Ela atua na formação da bainha de mielina, sendo fundamental ao bom funcionamento de todo o sistema nervoso.

Sua deficiência pode causar problemas hematológicos (anemia perniciosa) ou neurológicos e sugere alimentos para o consumo da B12.

Veja os alimentos que mais possuem a vitamina B12

Carnes Vermelhas

alimento (100g)vitamina B12medida caseira
Bife de fígado cozido1121 unidade pequena
Bife de coração cozido1411 c. servir cheia
Bife cozido2,51 unidade pequena
Carneiro cozido2,41 c. servir cheia
Carne de porco cozida0,61 c. servir cheia

Frutos do mar peixe

alimento (100g)vitamina B12medida caseira
Mariscos no vapor992 c. servir cheias
Ostras cozidas2710 unidades
Ostras cruas1610 unidades
Arenque cozido101 posta pequena
Caranguejo cozido92 c. servir
Truta cozida51 unidade pequena
Salmão cozido2,81 unidade pequena
Atum cozido1,81 posta pequena
Camarão cozido1,56 unidade médias

Aves

alimento (100g)vitamina B12medida caseira
Fígado de frango cozido193 unidade
Ovo cozido (50g)0,491 unidade
Frango cozido carne clara0,361 filé pequena

Leites e Derivados

alimento (100g)vitamina B12medida caseira
Iogurte com pouca gordura (245g)1,41 copo
Leite desnatado (245g)0,931 copo
Leite Integral (245g)0,871 copo
Queijo cottage (245g)0,81 colher de soja

Vitamina B2: fermento para as suas células

A B2, ou riboflavina, aumenta a energia das células cerebrais. Está ligada ainda à síntese de nutrientes, ao metabolismo de gorduras, açúcares e proteínas. Veja onde encontrá-la:

alimento (100g)vitamina B12medida caseira
Morango0,9½ xícara chá
Pão francês0,332 unidade
Tofu0,94 fatias grossas
Farelo de aveia1,1610 c. sopa
Farinha de aveia0,0212 c. sopa
Pistache0,17½ xicara chá
Brócolis cozido0,11 pires de chá cheio
Couve de Bruxelas cozida0,121 pires de chá
Semente de girassol0,13¾ xícara de chá
Alcachofra cozida inteira0,08½ unidade
Lentilha cozida0,081 concha pequena
Acelga cozida0,071 pires de chá

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