7 Alimentos que Acabam com a Azia e Sensação de Queimação no Estômago

  • 1
  •  
  •  
  •  
  •  
  • 10
  •  
    11
    Shares
7 Alimentos que Acabam com a Azia e Sensação de Queimação no Estômago

O principal sintoma da azia e uma sensação de queimação no estômago. Em geral, resultado de algo que “não caiu bem” no estômago.

Mas se o problema for frequente, é fundamental procurar um gastroenterologista, que vai indicar o tratamento ideal, uma vez que pode ser sinal da doença do refluxo.

Azia é um sintoma e não uma doença, a doença do refluxo se caracteriza pelo mau funcionamento de uma espécie de válvula que fica entre o esôfago e o estômago.

Quando comemos algo, essa válvula se fecha após a passagem do alimento, para evitar que os sucos gástricos do processo digestivo retornem ao esôfago.

Este, ao contrário do estômago, não tem proteção contra altas taxas de acidez, por isso começa a arder. Os líquidos da digestão podem chegar até à garganta ou mesmo à boca.

E, em casos mais graves, a laringe e os pulmões podem ficar comprometidos.

A azia e queimação do estômago tem cura?

Sim, mas exige cuidados especiais, o refluxo tem tratamento. Os casos mais leves, dá para amenizar os sintomas apenas controlando a alimentação.

Para isso é essencial evitar ingredientes ácidos, bebidas alcoólicas e gaseificadas, além de alimentos gordurosos, que costumam agravar o quadro.

Já os casos mais graves, podem exigir o uso de medicamentos ou mesmo uma cirurgia. Os remédios visam a redução da produção de ácidos pelo estômago, melhorando a condição geral do esôfago.

Já a cirurgia, consiste na confecção de uma válvula na região do esôfago para impedir que o refluxo ocorra.

Controle a azia e a queimação do estômago com uma alimentação correta

Controle a azia e a queimação do estômago com uma alimentação correta

logurte

As culturas do iogurte florescem no sistema digestivo, onde o seu efeito antibiótico age para combater inflamações e também pode proteger o intestino de toxinas.

Abacaxi

O abacaxi auxilia na digestão devido à presença de bromelina em sua composição (uma mistura de enzimas que sintetizam proteínas facilitando o processo digestivo).

Banana

A banana é fonte de vitaminas B1 e B5, importantes para manter os sistema nervoso e digestivo funcionando bem. Assim, contribui para que azia, refluxo e gastrite não se manifestem.

Aveia

Basta uma porção diária pela manhã para que este cereal aja contra a azia. E a razão é simples: ela não agride a mucosa do estômago e ainda prolonga a sensação de saciedade.

Couve

Devido à grande concentração de fibras, a couve estimula o movimento e o trânsito intestinal. Com isso, proporciona a eliminação de toxinas, além de proteger as mucosas do estômago.

Hortelã

A erva aromática contribui uma digestão eficiente, uma vez que estimula o funcionamento de glândulas salivares.

Mamão

Uma das substâncias mais importantes para a saúde fornecida pelo mamão, é a papaína, enzima que permite a digestão de proteínas. Com isso, diminui a incidência de problemas gastrointestinais.

Entenda o que causa a sensação de queimação no estômago e conheça os melhores alimentos para evitá-la.

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *