20 Alimentos que Acabam com a Azia e Refluxo

20 Alimentos que Acabam com a Azia e Refluxo

Pode consumir sem medo, grãos, frutas, verduras e legumes para fazerem parte da sua alimentação e protegerem seu estômago e acabam com a azia e o refluxo.

É fato, se você nunca sofreu com azia ou refluxo, provavelmente, conhece alguém que convive com algum tipo de desconforto estomacal! No entanto, saiba que eles podem ser prevenidos e tratados com simples atitudes no dia a dia e alimentação saudável. 

E, a seguir, você poderá acompanhar muitas opções naturais para manter o bem-estar do seu estômago em ordem. Aproveite! 

Os 20 melhores alimentos que acabam com o refluxo e a azia

Couve 

Conhecida pelo poderoso efeito, a hortaliça couve é um dos alimentos mais lembrados quando se fala em distúrbios estomacais, já que a sua ingestão colabora para o alívio da azia. Suas ações antioxidantes ainda realizam uma verdadeira faxina no organismo. 

Gengibre 

Com efeito termogênico (que eleva levemente a temperatura corporal e ajuda na queima de calorias), ele é, tradicionalmente, conhecido como um ingrediente com propriedades anti-inflamatórias, sendo usado há tempos como aliado nos tratamentos de azia, gastrite e refluxo. 

Arroz integral 

Riquíssimo em fibras, o gengibre conta com a presença de carboidratos complexos, ou seja, aqueles que demoram mais para transformar em glicose na corrente sanguínea. Além disso, ele ajuda em uma maior sensação de saciedade com menor quantidade do alimento. 

Boldo 

Ideal para auxiliar a digestão, o chá preparado a partir dessa erva estimula a digestão, a secreção biliar e os distúrbios intestinais e hepáticos.

Hortelã 

Aromática, a erva é geralmente, utilizada como tempero. Mas o que muita gente não sabe é que ela atua no fortalecimento dos órgãos digestivos e auxilia em uma digestão eficiente, já que aciona o funcionamento de glândulas salivares. 

Peixes de águas frias 

Peixes de águas frias Acabam com a Azia e Refluxo

Salmão, arenque, sardinha… Essas opções são excelentes para a saúde do estômago. A proteína fornecida pelo peixe é de alto valor biológico e de fácil digestão. É fonte de aminoácidos essenciais, vitaminas A, E e D, e diversos minerais como sódio, potássio, magnésio, cálcio, iodo, selênio, zinco, manganês e cobalto.

Beterraba 

Aliada da saúde cardiovascular essa raiz também é rica em betalaína, um excelente antioxidante natural que facilita o processo de digestão. 

Agrião 

Ele é considerado uma das principais fontes de vitamina A, essencial para nossa imunidade. Também apresenta vitaminas do complexo B, as quais são responsáveis pelo crescimento e por manter o bom humor e a concentração.

Além de grande quantidade de vitamina C e E, como a maioria das verduras de folha, o agrião é um vegetal de baixo teor calórico, uma vez que fornece apenas 22Kcal em cada 100g. 

Cenoura 

Além de proteger a saúde dos olhos, esse legume é muito rico em vitaminas A e C, o que ajuda a estimular a produção de células brancas, que reforçam o sistema imunológico. Além disso, suas propriedades anti-inflamatórias ajudam o organismo a combater dores no estômago. 

Aveia 

Quem é que não aprecia um quentinho e delicioso mingau? Consumir uma porção logo pela manha é eficaz no combate à azia, sabia? Isso porque ela não agride a mucosa do estômago e prolonga a sensação de saciedade. 

Pera

De sabor único e especial, essa fruta é essencial para manter o bom funcionamento do sistema digestivo. Outros benefícios encontrados na pera dizem respeito à sua quantidade de vitamina C, que fortalece a imunidade do organismo, e ao potássio, mineral com poder vasodilatador, ou seja, tem um impacto significativo na saúde do coração. 

Couve-flor 

Deliciosa, é abundante em fibras dietéticas, glucosinolates e sulforafano, sendo capaz de proteger o revestimento do estômago e evitar o crescimento de bactérias nocivas. Suas propriedades antioxidantes ainda ajudam a manter os radicais livres bem longe, evitando problemas como o envelhecimento precoce. 

Banana 

Banana Acabam com a Azia e Refluxo

Suas vitaminas B1 e B5 ajudam na regularização do sistema nervoso e do aparelho digestivo, o que garante que tanto o refluxo quanto a gastrite não se manifestem.

A banana possui elevadas proporções de minerais como potássio ferro e cálcio, enquanto a vitamina C encontrada nessa fruta dá resistência aos vasos sanguíneos, evita a fragilidade dos ossos e dos dentes, age contra infecções e ajuda a cicatrizar ferimentos. 

Erva-doce

Essa planta acalma os nervos, elimina o mau hálito e combate as cólicas do intestino e do ventre. 

Rabanete 

Ele é um membro da família dos vegetais crucíferos (Brassicaceae), parente próximo do repolho, da couve, do nabo e da couve-flor. Podendo ter cor branca, vermelha, roxa ou preta, e forma cilíndrica, longa ou arredondada, o rabanete contém. cerca de 95% de água em proporção ao seu peso, tornando-o uma excelente fonte de hidratação.

Ainda possui baixo teor de gordura, favorecendo sua composição nutricional. 

Além dos benefícios citados, o rabanete ajuda na regulação do metabolismo, é laxante, melhora a circulação sanguínea e é um bom tratamento para constipação, náusea, obesidade, pedras da vesícula biliar e dispepsia. 

Maçã 

Um dos seus maiores poderes está na pectina, uma fibra solúvel que ajuda a reduzir os risco de doenças cardiovasculares. Estudos recentes demonstraram que outros compostos benéficos à saúde – polifenóis e flavonoides – presentes na casca e na polpa, protegem as células da ação dos radicais livres, retardando o envelhecimento e blindando o organismo de uma série de doenças.

Mamão 

Mamão Acabam com a Azia e Refluxo

O mamão contém papaína, enzima que facilita a digestão. Quando ingerido em jejum, torna-se eficaz contra o diabetes. Esse alimento ainda ajuda a tratar outros problemas, como doenças respiratórias, calos feridas, problemas digestivos, anemia, verminoses e verruga.

Nabo 

Por ser fonte importante de fibras, esse legume é fundamental na hora de manter a saúde do sistema digestivo em dia. Outras vantagens podem ser encontradas nesse alimento: reduz a gordura que se acumula no organismo, tem propriedade diurética e é capaz de purificar o sangue. 

Ou seja, o nabo é uma aposta certa para quem deseja prevenir diversos problemas, entre eles a gastrite e o refluxo! 

Abacate 

Possui beta sitosterol, um estimulante da imunidade e um potente anti-inflamatório. Ele aumenta a proliferação dos linfócitos e a atividade de células que matam os microorganismos invasores.

Repolho

Pode ser o normal ou o roxo: qualquer tipo de repolho possui vitamina C, betacaroteno, ácido fólico, potássio e fósforo. Ainda é rico em fibras, sendo que seu consumo está associado ao risco reduzido de câncer, entre eles o de mama e o de cólon.

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