Alimentos Funcionais veja tudo Sobre o que são e Como Utiliza-los a seu Favor

Alimentos Funcionais veja tudo Sobre o que são e Como Utiliza-los a seu Favor

Hoje vamos falar daqueles alimentos que além de muito nutritivos e ricos em vitaminas eles vão além disso, os Alimentos Funcionais, pois são alimentos que possuem nutrientes ou fitoquímicos que irão melhorar sua saúde.

O que são alimentos funcionais

Os Alimentos Funcionais são alimentos que exercem alguma função no nosso organismo, até aí a princípio qualquer alimento seria um alimento funcional, porque todos eles teriam alguma função no nosso organismo, mas quando avaliamos os Alimentos Funcionais no quesito nutrição funcional estamos fazendo uma relação de que aquele alimento específico ou seja aquele alimento funcional, ele tem propriedades que vão além do básico.

Para ficar mais claro, você pode escolher entre duas opções, a primeira opção é consumir uma colher de sopa cheia de açúcar refinado, já a segunda opção você tem a escolha de consumir a mesma colher de sopa só que agora cheia de Mel, a diferença vai estar no seguinte:

A primeira opção que seria a colher de sopa cheia de açúcar, quem consumir essa opção ela vai estar tendo de benefício para os organismos basicamente apenas a função energética do açúcar.

Já a segunda opção, a colher de sopa com mel, quando a pessoa consome esse tipo de alimento ela além de ter as funções básicas daquele alimento de dar energia para o seu corpo, um mel ele também traz consigo efeitos adicionais, benéficos para nossa saúde que vão auxiliar na prevenção de doenças ou até mesmo auxiliar no tratamento de algumas.

Por conta destes diferenciais entre um alimento que tem suas funções básicas e os Alimentos Funcionais a melhor opção seria o alimento funcional.

Alimento funcional para ficar mais claro para vocês é isso, são aqueles alimentos que fogem do básico, ele vai além de apenas dar energia para o nosso corpo e confere benefícios adicionais, ele ajuda na prevenção de doenças.

Existem diversos Alimentos Funcionais por exemplo a maçã, bananas, limão e o tomate

Então o que vocês precisam entender é oq tem de diferente na banana que eu nao encontro na maçã? O que tem de benefícios do limão que eu não encontro na mesma propriedade no tomate? Ou seja cada alimento ele traz consigo algumas particularidades que fazem dele muito mais interessantes a serem consumidos por um determinado objetivo, e outro alimento mais interessante para uma outra finalidade.

São essas funcionalidades que fazem portanto um alimento virar funcional.

Conheça 5 alimentos funcionais para adicionar a sua dieta

Conheça 5 alimentos funcionais para adicionar a sua dieta

Melancia, morango, mamão e tomate

Dentre esses alimentos a melancia, morango, mamão, tomate aquelas frutas ou legumes que contenham uma pigmentação avermelhada, elas são ricas em um fitoquímico que se chama licopeno.

O licopeno tem ação protetora para o seu organismo, ele tem ação caratenoide e também tem ação anticancerígena, principalmente câncer de próstata ou câncer de estômago e para você usufruir desse benefício é uma pequena porção no dia a dia já ajuda, de duas a quatro porções, meia xícara de chá para uma melhor absorção.

O interessante seria ele cozido ou um suco passado na centrífuga como molho de tomate um suco de morango. Um estudo bem interessante comprovou que a ingestão de um copo de suco de tomate por 26 dias tem ação de diminuir processos inflamatórios no seu organismo diminuindo a concentração de colesterol.

Chicória

Outro alimento funcional que ganha destaque é a chicória, ela também contém um fitoquímico que é inulina.

A função primordial da inulina seria o aumento de bactérias benéficas o seu intestino facilitando uma ótima absorção de tudo que você consome, melhorando a imunidade, abaixando a concentração de colesterol, diabetes e também favorecendo uma glicemia equilibrada

Aveia

Outro alimento funcional é aveia, ela contém a glucana que é uma substância antioxidante está concentrada em maior parte na parede do grão, a concentração está mais elevada no farelo de aveia em relação ao floco de aveia, mas você pode usufruir de qualquer maneira .

O importante é você consumir, se você consumir duas colheres de sopa o dia já estará usufruindo deste benefício, poderá consumir no leite, salada de fruta ou até mesmo preparar uma sopa de aveia, fica muito saborosa

Soja

A soja é um outro alimento funcional que possui um valor nutricional muito rico como proteína, cálcio, ferro. Ela contém fitoestrógenos chamada isoflavona, para as mulheres é importantíssimo amenizando toda aquele sintomas indesejáveis da TPM e menopausa.

Lembrando também que tem pessoas alérgicas a soja tem que tomar um certo cuidado, o melhor seria o fermentado, os derivados de soja fermentado como tofu por exemplo pois não tem concentração de gordura e de quebra você usufruindo do benefício da soja.

Cenoura e mandioquinha

Outros alimentos como a cenoura e mandioquinha aqueles alimentos que tem uma pigmentação amarelado ou alaranjado, eles contém uma substância chamada luteína.

A luteína tem indicações para diminuir os efeitos dos radicais livres causados pelo fumo pelo stress ou pela má alimentação, então ele diminui os quadros de processos inflamatórios.

Conheça 4 temperos funcionais para adicionar a sua dieta

Conheça 4 temperos funcionais para adicionar a sua dieta

Se você acha que os Alimentos Funcionais se limitam somete a comidas se enganou, os temperos funcionais são ótimos alem de dar aquele gostinho para a comida.

Alguns temperos já são bem conhecidos entre nossa culinária, mas será que você sabia o quão eles são bons para a nossa saúde? Veja aqui uma lista de 4 temperos funcionais que se você já não utiliza, comece a adicionar em suas receitas e sua dieta de emagrecimento.

Açafrão da terra (cúrcuma, curry ou açafrão)

O açafrão da terra também conhecido como cúrcuma ou curry, tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, além de fazer bem para o cérebro, coração, contra o câncer e ainda ajuda a emagrecer.

Tem sido usado a mais de 4 mil anos pelo Oriente Médio e também é medicina tradicional chinesa de fitoterápico potente. O Açafrão se sobressai por ação antienvelhecimento e antioxidante e de acordo com as pesquisas da Universidade da Califórnia consegue diminuir o risco da doença de alzheimer.

Muitas pessoas são adeptas ao uso do açafrão e os efeitos são ótimos. Existe algumas pesquisas que dizem que você não pode colocar esse ingrediente sobre a altas temperaturas, então seria bom colocar isso no seus pratos sem deixá-lo ferver, coloque o açafrão após o alimento estiver pronto para que ele não perca seus benefícios.

Alho

Bastante usados para espantar vampiros nos filmes o olho é um elemento muito efetivo na prevenção de todo tipo de doenças e males cardiovasculares, este alimento funcional ajuda a reduzir a pressão arterial graças a estimulação da produção de ácido sulfídrico o qual relaxa os vasos sanguíneos e melhora o fluxo de sangue no organismo, além do mais ajuda a prevenir a reduzir o enrijecimento das artérias algo que se ocorrer pode dificultar a circulação sanguínea.

Então para quem tem problema de circulação sanguínea para quem tem problemas cardiovasculares quem sabe até graves se você incorporar o alho na sua alimentação não somente colocar ele como um tempero para refogar aí a sua comida, você pode usar o alho direto em sua comida.

Dois dentes de alho se você comer por dia já vai fazer um efeito muito bom para sua saúde, inclusive para quem tem problema com varizes e circulação sanguínea nas pernas porque na verdade os vasos são mais afetados por você estar aí contra a gravidade o sangue das veias tem que ir de volta ao coração e para subir é mais complicado do que para descer.

Pimenta preta (pimenta do reino)

Esse aqui é muito interessante que na verdade é a pimenta Preta, também conhecida como pimenta do reino. A pimenta do reino e Pimenta preta tambem é um alimento funcional, é o tempero mais popular do mundo é nativa da Índia e tem sido usado desde os tempos antigos, foi tão valorizada que era muitas vezes usada como uma forma de moeda e às vezes era chamado de Ouro Negro.

Também foi usado medicinalmente e ainda pode, além da curcumina que ele tem a piperina da pimenta-do-reino também aumenta a absorção de vários outros nutrientes incluindo do selênio e vitamina B e a curcumina e betacaroteno.

Essa piperina que da pimenta preta incorporada com açafrão, aumenta em 10 vezes o poder anti-inflamatória e antioxidante do açafrão-da-terra.

Urucun (colorau)

Nem todo mundo usa, mais também é bem conhecido, o urucum é conhecido cientificamente pelo nome de Bixa orellana, esse fruto também é bastante utilizada por povos indígenas do Brasil.

O urucum é chamado na região da paraíba a região onde mais produz os frutos como ouro vermelho, a semente de urucum é rico em carotenoides um antioxidante capaz de acelerar o metabolismo das gorduras e reduzir o colesterol ruim.

o urucum também tem uso medicinal, o chá desse produto é feito a partir das sementes da planta é comumente usado no combate da faringite a semente de urucum é também bastante recomendado em casos de palpitação no coração e crises de asma.

O Urucum ele é riquíssimo em vitamina “E” saiba você que a vitamina “E” ela tem 8 vitaminas que fazem parte do Complexo da vitamina “E”, assim como a vitamina “B”. Nós temos então os tocoferóis alfa, beta, Gama, Delta tocoferol, e nós temos os tocotrienóis alfa, beta, Gama, Delta tocotrienol, são as variações da vitamina e ou seja, o complexo “E” completo.

No caso do alimento funcional Urucum, ele é na verdade o fruto que mais contém vitamina “E” ou seja, tocotrienóis do mundo e você não sabia disso né? Muitas das vezes não utilizamos por não saber das suas propriedades medicinais e é conhecido também como o colorau.

O pó que se vende aqui das suas sementes e é vendido como colorau, mas o melhor jeito de você consumir isso aqui é você mesmo fazer porque daí você sabe que não vai ter mistura nenhuma e você vai ter um produto altamente benéficos para sua saúde pois a vitamina “E” é um potentíssimo antioxidante.

Lista de Alimentos Funcionais, seus compostos, para que servem e onde encontrar

Para ficar mais fácil para você, separamos alguns compostos dos Alimentos Funcionais, para que servem e onde você pode encontrar para começar a adicionar na sua alimentação do dia a dia ou em sua dieta de emagrecimento.

substância para que serve onde encontrar
Isoflavonas Ação estrogênica (reduz sintomas da menopausa) e anti-câncer Soja e derivados
Proteínas de soja Redução dos níveis de colesterol Soja e derivados
Ácidos graxos ômega-3 Redução do LDL – colesterol; ação antiinflamatória; indispensável para o desenvolvimento do cérebro e da retina de recém nascidos Peixes marinhos como sardinha, salmão, atum, anchova, arenque, etc.
Ácido a – linolênico Estimula o sistema imunológico e tem ação antiinflamatória Óleos de linhaça, colza, soja; nozes e amêndoas
Catequinas Reduzem a incidência de certos tipos de câncer, reduzem o colesterol e estimulam o sistema imunológico Chá verde, cerejas, amoras, framboesas, mirtilo, uva roxa, vinho tinto
Licopeno Antioxidante, reduzem níveis de colesterol e o risco de certos tipos de câncer, como de próstata Tomate e derivados, goiaba vermelha, pimentão vermelho, melancia
Luteína e Zeaxantina São Antioxidantes; protegem contra degeneração macular Folhas verdes (luteína). Pequi e milho (zeaxantina)
Indóis e Isotiocianatos Indutores de enzimas protetoras contra o câncer, principalmente de mama Couve flor, repolho, brócolis, couve de bruxelas, rabanete, mostarda
Flavonóides Atividade anti-câncer, vasodilatadora, antiinflamatória e antioxidante Soja, frutas cítricas, tomate, pimentão, alcachofra, cereja
Fibras solúveis e insolúveis Reduz risco de câncer de cólon; melhora o funcionamento intestinal. As solúveis podem ajudar no controle da glicemia e no tratamento da obesidade, pois dão maior saciedade Cereais integrais como aveia, centeio, cevada, farelo de trigo, etc; leguminosas como soja, feijão, ervilha, etc.; hortaliças com talos e frutas com casca
Prebióticos – frutooligossacarídeos, inulina Ativam a microflora intestinal, favorecendo o bom funcionamento do intestino Extraídos de vegetais como raiz de chicória e batata yacon
Sulfetos alílicos (alilsulfetos) Reduzem colesterol, pressão sanguínea, melhoram o sistema imunológico e reduzem risco de câncer gástrico Alho e cebola
Lignanas Inibição de tumores hormônio-dependentes Linhaça,
Tanino Antioxidante, anti-séptico, vaso-constritor Maçã, sorgo, manjericão, manjerona, sálvia, uva, caju, soja
Estanóis e esteróis vegetais Reduzem risco de doenças cardiovasculares Extraídos de óleos vegetais como soja e de madeiras
Probióticos – Bífidobacterias e Lactobacilos Favorecem as funções gastrointestinais, reduzindo o risco de constipação e câncer de cólon Leites fermentados, Iogurtes e outros produtos lácteos fermentados
Gostou? Então Compartilhe a Matéria

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome*
E-mail*