6 Alimentos e Bebidas que Amenizam TPM

6 Alimentos e Bebidas que Amenizam TPM

A TPM pode surgir até 15 dias antes da menstruação e depois cessar completamente, afetando cerca de 80% das brasileiras. Ela ocorre porque a produção da serotonina, hormônio que regula o humor, varia ao longo do ciclo menstrual. A queda do hormônio é a responsável por sintomas como irritabilidade e depressão. Já a redução no estrogênio, um outro hormônio, que ocorre antes da menstruação, causa vasodilatação e dor de cabeça. Por outro lado, após o período fértil, há o aumento da progesterona, que favorece a retenção de líquidos, o inchaço e as dores. Somando à hereditariedade, sensibilidade individual e deficiência de vitamina B6, temos um quadro de TPM acentuado.  Dieta especial para acabar com a TPM A boa notícia é que esses incômodos podem ser tratados de forma bem simples: com alterações no cardápio. A seguir, vamos dar algumas dicas de alimentação para reduzir o incômodo do período pré-menstrual: 1. Evite carboidratos simples Evite carboidratos simples, associados às mudanças de humor, inchaço e fadiga. Os grãos integrais, além de terem mais fibra e ajudarem na saciedade, ainda são ricos em vitamina B6, que auxilia na síntese da serotonina e na redução da depressão e da irritabilidade. 2. Coma mais fibras Fibras, como…

A TPM pode surgir até 15 dias antes da menstruação e depois cessar completamente, afetando cerca de 80% das brasileiras.

Ela ocorre porque a produção da serotonina, hormônio que regula o humor, varia ao longo do ciclo menstrual. A queda do hormônio é a responsável por sintomas como irritabilidade e depressão.

Já a redução no estrogênio, um outro hormônio, que ocorre antes da menstruação, causa vasodilatação e dor de cabeça.

Por outro lado, após o período fértil, há o aumento da progesterona, que favorece a retenção de líquidos, o inchaço e as dores. Somando à hereditariedade, sensibilidade individual e deficiência de vitamina B6, temos um quadro de TPM acentuado.

Dieta especial para acabar com a TPM

 Dieta especial para acabar com a TPM

A boa notícia é que esses incômodos podem ser tratados de forma bem simples: com alterações no cardápio. A seguir, vamos dar algumas dicas de alimentação para reduzir o incômodo do período pré-menstrual:

1. Evite carboidratos simples

Evite carboidratos simples, associados às mudanças de humor, inchaço e fadiga. Os grãos integrais, além de terem mais fibra e ajudarem na saciedade, ainda são ricos em vitamina B6, que auxilia na síntese da serotonina e na redução da depressão e da irritabilidade.

2. Coma mais fibras

Fibras, como aveia, cereais integrais e leguminosas ajudam a regular o intestino, diminuindo a prisão de ventre e o inchaço do abdome.

3. Varie seus alimentos

Banana, nozes e castanhas são ricos em triptofano, que ajuda na produção de serotonina.

4. Acabe com a diurese

Alimentos que melhoram a diurese, como melão, melancia, morango, aipo, chuchu, alface, pepino e chás sem cafeína (como chá de hortelã, chá de erva doce, chá de camomila etc.) ajudam a combater o inchaço.

5. Reduza a cafeina

Reduza o consumo de alimentos ricos em cafeína, como café, chá preto, chocolate e refrigerantes.

6. Foco no ômega

Alimentos ricos em ômegas 3 e 6, como salmão, atum, azeite extravirgem e linhaça, ajudam a reduzir a inflamação e as dores.

Vídeo sobre Alimentos e Bebidas que Amenizam a TPM

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *