Alimentos Detox, Limpe seu organismo Com uma alimentação Saudável

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  • 8
  •  
    8
    Shares
Alimentos Detox, Limpe seu organismo Com uma alimentação Saudável

Limpe seu organismo, usufrua dos Alimentos Detox para ganhar saúde e bem estar. Você a deve ter ouvido o termo dieta detox. Mas conhece todos os benefícios que a prática proporciona?

Segundo os especialistas em nutrição, o principal objetivo dos Alimentos Detox é livrar o corpo de toxinas acumuladas e promover uma faxina geral, de modo a ativar o metabolismo e melhorar o funcionamento do organismo como um todo. diversos alimentos desempenham essa função, como a couve, a melancia, a hortelã o limão e, inclusive, o próprio suco verde (feito com verduras).

Pensando nisso, que tal entender melhor esse processo de limpeza e descobrir como a alimentação influencia nele?

Compreendendo o Processo dos Alimentos Detox

A carga de toxinas acumulada no corpo é capaz de alterar a forma como o organismo deve funcionar, o que provoca desequilíbrio hormonal, prejudica a função imunológica, ocasiona a deficiência nutricional e ainda, torna o metabolismo ineficiente.

Isso pode levar ao aparecimento de diversos sintomas, como indigestão, falta de concentração, dor de cabeça, mau hálito, fadiga, pele sem viço e dor muscular. “o grande benefício é que um programa detox livra o corpo desses problemas e ainda ajuda a emagrecer.

Após esse processo, o nível de energia aumenta, os movimentos intestinais ficam regulares, a digestão melhora e há um aumento de concentração e de clareza mental.

Os Alimentos Detox são leves e nutritivos, e permitem manter a energia em alta, o que ajuda na prática de atividades físicas. O emagrecimento ocorre como consequência do processo de limpeza orgânica.

Dicas de alimentos detox, veja os 44 alimentos que ajudarão a desintoxicar seu corpo

Uma alimentação inadequada pode sobrecarregar o organismo, acarretando em um processo de acúmulo de toxinas, que é caracterizado por sintomas como cansaço, baixa resistência, aumento do peso e até mesmo inchaço.

Mas não se preocupe, tudo isso pode ser revertido se você adotar uma alimentação equilibrada e incluir no seu cardápio os Alimentos Detox. Os Alimentos Detox são aqueles que dão suporte necessário aos sistemas de detoxificação naturais do organismo.

Neste processo, tais substâncias, que não são passíveis de excreção, sofrem alterações na sua estrutura química que possibilitam a sua eliminação do organismo por meio das fezes ou urina.

Frutas Detox

Alimentos Detox, Limpe seu organismo Com uma alimentação Saudável

Laranja com bagaço

O ideal é aproveitar até o bagaço dessa fruta, já que é nele que se concentra a maior fonte de fibras, o que ajuda o intestino a funcionar regularmente e eliminar as impurezas. A laranja é mais do que fonte de vitamina C. Quando consumida com o bagaço, também auxilia no bom funcionamento do intestino, no controle da glicemia e do colesterol. Além disso, o potássio presente na fruta é responsável pela contração muscular, o que auxilia na o manutenção da pressão arterial.

Abacaxi

Optar por essa fruta nos dias em que o estômago pesa é a melhor opção. Isso acontece porque o abacaxi tem muita bromelina, uma enzima capaz de quebrar as proteínas dos alimentos. Além disso, dispõe de boa quantidade de fibras solúveis, outras aliadas do processo digestivo.

Melão

Com grande quantidade de fibras, o melão tem alto teor de água. Combinado com a ação do potássio e levemente laxante do magnésio, contribui para o bom funcionamento intestinal.

Caju

Excelente desintoxicante, a fruta conta com a presença abundante de vitamina C e selênio, nutrientes capazes de combater de maneira eficiente os radicais livres.

Melancia

A concentração de água presente na melancia ajuda a saciar e limpar com diurética o organismo. Aliada às baixas calorias, a fruta contribui para a perda de peso.

Kiwi

Originária da china, essa fruta é rica em fibras, no seu país de origem, o kiwi é usado tradicionalmente pela medicina para o tratamento de câncer de mama e de estômago além disso, é um poderoso antioxidante contra os radicais livres, prevenindo tumores.

Laranja

O ideal é aproveitar até o bagaço dessa fruta, já que é nele que se concentra a maior fonte de fibras, o que ajuda o cionar regularmente e eliminar as impurezas.

A laranja é mais do e fonte de vitamina quando consumida com o bagaço, também auxilia no bom funcionamento do intestino e no controle da glicemia e do colesterol. Além disso, o potássio presente na fruta é responsável pela contração muscular, o que auxilia na manutenção da pressão arterial.

Limão

Famoso nas dietas de emagrecimento pelo seu poder desintoxicante, o limão também pode ser aproveitado por inteiro, já que a casca conta com uma substância chamada limoneno, que tem a capacidade de penetrar com facilidade nos tecidos e nas células do organismo, agindo como um poderoso solvente. Depois de higienizada, use raspas da casca em suas receitas.

Maçã

Rica em fibras, essa fruta é uma grande colaboradora do emagrecimento. além disso, traz outros benefícios. A maçã é rica em pectina, fibra solúvel que auxilia na excreção de ácidos biliares, aumentando a conversão de colesterol sérico nesses ácidos, reduzindo, assim, os níveis hepáticos e sanguíneos de colesterol

Antiácida, a maçã também ativa o fígado e dissolve o ácido úrico, que retém os líquidos no organismo mamão além de deliciosa, essa fruta possui uma substância chamada papaína, que atua como a pepsina, enzima do estômago, transformando as proteínas dos alimentos em aminoácidos, o que melhora o funcionamento do órgão.

Os malefícios das toxinas

Você sabe por que essas substâncias são tão nocivas à saúde? Dentre vários fatores, elas podem danificar os tecidos do corpo e prejudicar suas funções. por isso, é importante consumir Alimentos Detox que ajudam a eliminá-las.

Na dieta detox, a prioridade fica a cargo do Alimentos Detox que não sobrecarregam o sistema digestivo e que melhoram a função do fígado, do intestino, dos rins, dos pulmões, da pele, do sangue e do sistema linfático todos trabalham juntos para garantir que as toxinas sejam neutralizadas e excretadas do corpo

Verduras e legumes detox

Alimentos Detox, Limpe seu organismo Com uma alimentação Saudável

Abóbora

É rica em vitamina A e niacina. Por conter bastante água, o legume estimula o trabalho dos rins e a formação da urina, diminuindo o inchaço do corpo

Pepino

Muito usado em saladas, o pepino é ótimo para quem quer emagrecer, pois além de ser leve, esse vegetal tem fibras que saciam a fome por um longo tempo. De quebra, facilitam o trânsito intestinal.

Acelga

As fibras presentes nesse alimento formam uma espécie de bolo dentro do estômago, que gera mais saciedade. elas ainda impedem o acúmulo de gordura na região da barriga e regulam o intestino, evitando o inchaço abdominal.

Agrião

Ele é um vegetal de baixo teor calórico, uma vez que fornece apenas 22 calorias em cada 100g. além disso, também é considerado uma das principais fontes de vitamina a, a qual é essencial para proteger a imunidade.

O agrião tem propriedades adstringente anti-inflamatória, cicatrizante e diurética ele ainda é indicado para pessoas que sofrem de problemas respiratórios, pois tem ação descongestionante, expectorante e fluidificante.

Aipo

Quem precisa emagrecer tem nas sua folhas um grande aliado. Com poucas calorias e muitas fibras, o aipo ajuda a regular a digestão e ainda dá a sensação de saciedade. Isso só acontece porque o vegetal estimula a produção de saliva e de suco gástrico, que com as fibras combatem os males digestivos.

Alface

É rica em vitaminas a, b, c e e e diversos minerais. ela conserva a saúde da pele e das mucosas, dá resistência aos vasos sanguíneos e age contra o acúmulo de toxinas.
A porção diária recomendada é de 1 prato (sobremesa), que contém 15 calorias.

Berinjela

Além de ser fonte de vitaminas A e C, esse legume atua contra os males digestivos. A berinjela possui fibras que auxiliam na digestão e na melhora da microflora intestinal, ajudando na formação do bolo fecal e na prevenção de doenças.

Beterraba

Quem sofre de prisão de ventre tem nessa raiz um laxante natural. Isso se deve à quantidade de pectina fibra que faz o intestino funcionar como um relógio. Além disso, a beterraba possui betacaroteno, um antioxidante poderoso contra tumores. Para quem gosta de Comida Congelada Light, existem opções como Lasanha de BerinjelaStrogonoff de BerinjelaBerinjela ao Pomodoro que são saborosas e nutritivas.

Brócolis

Da mesma família da couve-flor e do repolho, o brócolis possui poucas calorias, sendo, portanto, indicado para dietas hipocalóricas ara emagrecimento.

Estudos comprovam a eficácia do brócolis prevenção de alguns tipos de câncer, como de bexiga, de mama e, especialmente, de próstata. Possui substâncias antioxidantes e é rico em fibras, atuando na redução da hipertensão e combatendo a prisão de ventre.

Cebola

Por ser rica em potássio, significa que é um ótimo alimento para reduzir a concentração de sódio, evitando a retenção de líquidos. Além disso, beneficia os rins e a próstata o consumo ideal é de 50g de cebola crua por dia. Cuidado com a quantidade, pois, em excesso, o alimento pode causar gases.

Couve

Cheia de fibras, a verdura é excelente para eliminar as toxinas do corpo. A couve é fonte de um fitoquímico chamado glicosinolato, que estimula a limpeza do organismo eliminando substâncias que podem causar doenças e toxinas que ficam nas células de gordura. Além disso, possui sulforafano, uma substância que previne tumores.

Escarola

Essa hortaliça é importante fonte de fibras, betacaroteno, vitaminas A e E, folato, cálcio e selênio. Com poucas calorias, a escarola ajuda a regular o organismo. Isso acontece porque ao chegar ao intestino, a inulina presente na escarola sofre a ação das bactérias benéficas, facilitando o funcionamento do órgão.

Espinafre

É fonte de potássio, ferro e cálcio, nutrientes que ajudam a desintoxicar o organismo e auxiliam no equilíbrio da pressão arterial.

Repolho

Esse alimento é cheio de nutrientes proteínas, fibras, ferro, potássio, cálcio e magnésio fazem parte de sua composição. As suas folhas, desde que consumidas cruas, cicatriza úlceras no estômago e previnem tumores. Além disso, a substância chamada sulforafano, presente na verdura, se liga a uma enzima produzida pelo fígado, carregando as toxinas para fora do corpo.

Rúcula

Assim como outros membros da família das brássicas, como repolho, couve-flor e brócolis, essa hortaliça apresenta propriedades para inibição de tumores, previne úlceras gástricas e protege o fígado. também tem baixo valor calórico e contém ácido fólico, vitamina C e minerais como cálcio, ferro e potássio.

Salsão

De fácil digestão e alto percentual de água, o salsão é rico em fibras, ou seja, facilita o funcionamento intestinal e o controle de lipídeos no sangue. Além disso, ele favorece a sensação de saciedade, contribuindo com o emagrecimento.

Grãos e sementes funcionais detox

Chia

As fibras insolúveis presentes na chia em função da sua capacidade de absorver água, aceleram o trânsito intestinal, desintoxicando o organismo. Esse alimento ainda é capaz de prevenir doenças cardiovasculares e controlar a glicemia.

Arroz integral

A presença de fibras, proteínas, magnésio e algumas vitaminas tornam o arroz integral excelente para quem quer perder alguns quilinhos. O grão também ajuda a regular o intestino e mantém a fome longe por um bom tempo.

Linhaça

Dentre os muitos benefícios oferecidos pela linhaça estão o alívio dos sintomas da TPM, redução do apetite e o combate aos males digestivos. O funcionamento intestinal também é beneficiado pelo consumo de linhaça.O seu alto teor de fibras insolúveis permite diminuir a constipação intestinal, por aumentar o bolo fecal e promover a motilidade intestinal.

Gergelim

Essa semente é uma excelente fonte de cálcio e vitaminas, especialmente a E e as do complexo B. O gergelim também auxilia no emagrecimento, já que as fibras insolúveis encontradas nele proporcionam maior saciedade.

Amaranto

As fibras presentes nesse grão têm dupla ação: além de regular o intestino, ajudam a emagrecer, já que mantêm a fome longe por mais tempo.

Quinoa

As fibras presentes na quinoa dão a sensação de saciedade, podendo favorecer o emagrecimento. Além disso, o grão é rico em proteína, ajudando no fortalecimento muscular. Suas quantidades significativas de ômega 3 e 6 são importantes na prevenção de doenças cardiovasculares e redução do mau colesterol (LDL)

Lentilha

Seu efeito emagrecedor se dá por diversas maneiras: como boa fonte de proteínas, além de conferir saciedade, o grão favorece a formação de massa muscular, que, por sua vez, eleva a queima e energia. Suas fibras também contribuem para diminuir a fome, que incham como uma esponja já no estômago, conferindo saciedade.

Sementes de girassol

Por serem ricas em fibras, as sementes de girassol são excelentes para estimular o bom funcionamento do intestino. O órgão livra-se das toxinas armazenadas pelo organismo, diminuindo a retenção de líquidos e favorecendo o emagrecimento. A semente ainda ajuda no controle dos níveis de triglicérides, colesterol total e colesterol ruim (LDL).

Sementes de abóbora

Essas sementes possuem valiosos nutrientes como proteínas, aminoácidos essenciais e contém grande quantidade de fibras. Além de uma valiosa quantidade de gorduras mono e poli-insaturadas, importantes à saúde vascular. As sementes também possuem minerais como potássio, magnésio ferro, fósforo e cálcio

Sementes de papoula

Contém quantidades significativas de gorduras mono e poli-insaturadas, proteínas e minerais como magnésio e potássio. Possui propriedade anti-inflamatória, auxilia no processo digestivo e no sistema circulatório. Deve-se ter cuidado em relação à quantidade, pois a semente tem um sabor picante. Cerca de 1/4 de colher (sopa) acrescentado às preparações já é suficiente.

Ervas detox para emagrecer

Erva cidreira

A planta combate ansiedade, importante fator para controlar ataques à geladeira. A erva também ameniza problemas digestivos e combate gases intestinais. O chá da erva cidreira ainda regula a pressão arterial e o fluxo menstrual.

Erva doce

O anis, substância presente na erva, aumenta a secreção do suco gástrico, o que auxilia o processo digestivo. Outras substâncias presentes na planta atuam no sistema nervoso, diminuindo a agitação, o que favorece uma boa noite de sono. Além disso, ela tem grandes quantidades de fibras, que aplacam a fome, evitando os ataques de gula.

Hibisco

A planta ajuda na redução de gorduras, atuando na melhora da digestão, funcionamento do intestino e contra a retenção de líquidos. Isso se deve à presença de flavonoides, eficientes antioxidantes.

Chá verde

Aliado do emagrecimento, o chá verde possui enzimas que estimulam a queima de gordura, principalmente a abdominal e, por conter cafeína, tem ação termogênica, acelerando o metabolismo e eliminando os quilos extras.

Gorduras boas detox

Azeite

Rico em gorduras mono e poli-insaturadas, limpa as artérias e protege o coração. O azeite também possui polifenóis que atuam contra o câncer, especialmente o de mama. O ácido fólico, substância presente em grande quantidade no azeite, estimula o fígado a produzir o bom colesterol (HDL) capaz de tirar dos vasos sanguíneos o LDL, a versão ruim.

Nozes

Essa oleaginosa é rica em gorduras poli-insaturadas, que na circulação sanguínea diminuem a taxa de colesterol ruim, o LDL. As nozes também trazem outros benefícios. São ricas em vitamina E, que tem função antioxidante extremamente importante, reduzindo o risco de ocorrência de lesões causadas pelos radicais livres nas células, como o envelhecimento precoce, câncer e doenças do coração.

Castanha do pará

Rica em nutrientes, a castanha-do-pará traz grandes benefícios ao organismo. O selênio presente em sua composição fortalece o sistema imunológico, afasta o risco de tumores e acalma o vai e vem de ácidos no estômago. A oleaginosa também é rica em proteínas e vitamina “E”, este último não pode faltar no cardápio de quem deseja retardar o envelhecimento.

Outros alimentos detox

Alimentos Detox, Limpe seu organismo Com uma alimentação Saudável

Gengibre

Graças ao gingerol, óleo com ação termogênica, a raiz tem capacidade de acelerar o metabolismo e aumentar a temperatura corporal, elevando o gasto calórico em mais de 10%.

 

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *