Alcachofra é Nutritiva e Aliada da Boa Dieta

Alcachofra é Nutritiva e Aliada da Boa Dieta

A alcachofra é uma flor, que, quando colhida ainda nova pode ser comestível. É uma fonte rica em vitaminas C e K, ácido fólico, potássio, magnésio, fósforo, manganês e ferro. É também rica em fibras, principalmente em inulina, um excelente probiótico que promove uma flora intestinal mais saudável.

É um alimento que traz diversos benefícios ao organismo e pode ser consumido diariamente. A alcachofra é capaz de melhorar a saúde dos ossos, da pele, do fígado e da vesícula através de suas propriedades. É também um alimento muito eficaz para gestantes, contribuindo com a saúde do bebê.

O ácido fólico presente na alcachofra é essencial para o fechamento do tubo neural na gestação e na síntese de DNA das nossas células. A vitamina K auxilia na fixação do cálcio nos ossos e acelera o processo de cicatrização.

A vitamina C atua não apenas no sistema imunológico, mas também na produção de colágeno para a pele. É um alimento muito completo e nutritivo, além de auxiliar na digestão da gordura e nos níveis de colesterol.

Como escolher sua alcachofra

Cada 100 gramas de alcachofra cozida contêm apenas 53 kcal, e por ser um alimento rico em fibras, proporciona maior sensação de saciedade, ótima opção para quem está em dieta de perda de peso. Além de promover sensação de saciedade, a alcachofra auxilia na redução de colesterol e triglicérides, mais um motivo para ser incluída na dieta de quem precisa perder peso.

Também pode ser utilizado como fitoterápico, por suas propriedades que atuam na diminuição do colesterol, proteção do fígado e auxílio na digestão de gordura. Nesses casos, é necessário o consumo diário, e pode ser consumida em cápsulas, para facilitar.

É sempre bom ficar atento ao preparo da alcachofra, para que durante o cozimento as propriedades nutritivas não se percam. O excesso de aquecimento do alimento faz com que perca as vitaminas, em especial a C e a B, portanto, o cozimento deve ser rápido.

Os meses de setembro e outubro são conhecidos pela grande colheita da flor. Em São Roque (SP) e região, fica a maior concentração de plantação da flor. A chegada da safra é comemorada com a tradicional a Expo São Roque, que este ano está em sua 26ª edição e reúne os maiores produtores do País. Um ótimo local para conhecer mais sobre o produto, além de ser possível adquirir alcachofras frescas e com qualidade.

Como escolher sua alcachofra

Pegue pelo talo e balance levemente, caso esteja flexível, está pronta para o consumo. Ao dobrar a folha, ela deve quebrar, o que significa que está fresca

Tabela nutricional da alcachofra

Tabela nutricional % VD (*)
Calorias (valor energético) 53 kcal 2,65%
Pontos* 0
Carboidratos 11,95 g 3,98%
Proteínas 2,89 g 3,85%
Gorduras totais 0,34 g 0,62%
Gorduras saturadas 0,08 g 0,36%
Fibra alimentar 8,6 g 34,4%
Sódio 60 mg 2,5%
(*) % Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400
kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades
energéticas.
Gostou? Então Compartilhe a Matéria

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome*
E-mail*