Água, Chá, Sucos e Infusão de de Ervas, Veja as Bebidas que Contribuem para a Saúde

  • 1
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  • 1
  •  
    2
    Shares
Água, Chá, Sucos e Infusão de de Ervas, Veja as Bebidas que Contribuem para a Saúde

Não espere a sede chegar. Ela indica que o organismo está prestes a virar sertão. Diante desse perigo, o cérebro dispara hormônios que retêm líquidos. Daí segue uma sensação ruim, de boca seca.

O melhor a fazer é hidratar o organismo com goles e goles de preparações saudáveis ao longo do dia. Todos os órgãos irão agradecer, afinal, entre 60% e 75% do nosso peso, é água pura.

As bebidas ajudam a estabilizar a temperatura do corpo, transporta nutrientes entre as células e botam tudo o que é indesejável para fora. É justamente por eliminar toxinas que a pele fica bonita. Passe, então, a matar a sua sede de saúde.

Dica de 7 bebidas para melhorar sua pele e aumentar sua imunidade

Água

Água

Quantos copos de água você tomou hoje? Se não tem ideia da resposta, é melhor começar a prestar mais atenção. A velha e boa água é apontada como guardiã da saúde cardiovascular, e se você quer dar uma incrementada, pode também beber das águas preparadas com frutas e vegetais.

Uma pesquisa feita na Universidade Loma Linda, nos Estados Unidos, por exemplo, mostra que, entre os que consomem mais de cinco copos dela por dia, as chances de infarto são menores.

Parece até mesmo inusitado, mas o mecanismo é bastante simples. A explicação é de que o sangue fica menos viscoso e dessa forma circular com mais facilidade pelas artérias. Os rins também ficam protegidos quando o organismo está muito bem hidratado.

Quanto mais fluida a urina, menores as chances de se formarem os temidos cálculos.

Bastam dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, ou seja, H2O. Abusar dessa fórmula é a maneira mais eficiente de evitar a formação das dolorosas pedras nos rins e muitas outras encrencas.

Água de coco

Água de coco

Espetar o canudinho no coco e se fartar com a sua água é uma ótima pedida no verão, época em que as temperaturas sobem e o organismo tende a perder mais líquidos pelo suor.

Esse drinque da natureza é considerado um verdadeiro isotônico, já que ajuda a repor minerais que escaparam, como o potássio e o sódio, dupla indispensável na regulação da contração muscular e no equilíbrio dos fluidos que circulam pelo organismo.

Mas a composição da bebida vai além: há pitadas de carboidratos e vitamina C. Antes de se refrescar, a dica é observar a casca do fruto. Se está com trincas e manchas marrons, é sinal de que está sofrendo um ataque de enzimas. Nesse caso, o sabor se altera e os benefícios podem ir por água abaixo.

Matar a sede com a água de coco é uma deliciosa maneira de repor minerais como o sódio e o potássio. Ambos são fundamentais para o equilíbrio de líquidos do nosso organismo

Suco de frutas

Suco de frutas

Tome nota da receita de longevidade: fibras, vitaminas, minerais e uma porção de substâncias antioxidantes. Bata tudo isso, coloque em um copo e beba em seguida. Simples assim.

E não importa a fruta, todas concentram boas doses de atributos então, escolha a de sua preferência. Com a fartura que temos no Brasil, dá para atender aos mais diferentes gostos.

Para assegurar todos os nutrientes em cada gole, o melhor é optar por vegetais orgânicos e servi-lo imediatamente após o preparo.

Outra dica que é bem-vinda para economizar calorias é ir devagar com o açúcar ou, de preferência, nem apelar para ele. Afinal, as frutas já contêm frutose, que é sinônimo de doçura.

Refrescantes, saborosos, perfumados e nutritivos, muito nutritivos. Para se valer de todas as propriedades dos sucos procure incluir na receita as frutas na íntegra, isto é, com bagaço e tudo

Caldo de cana

Caldo de cana

Brasileiríssima, ela é uma excelente opção para atletas. A garapa conserva todos os nutrientes da cana de acúcar, entre os quais vale destacar o magnésio, que é indispensável para o aproveitamento de outros nutrientes.

Mas é graças à sua elevadíssima concentração de carboidrato que a popular bebida ajuda a resgatar o pique após atividades exaustivas, como um treino de futebol.

Sua eficácia foi comprovada em pesquisas realizadas na Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, que também apontam sua atuação na recuperação da massa muscular.

O suco da cana é capaz de repor depressa o estoque de energia armazenado no músculo, o chamado glicogênio.

A popular garapa saiu das feiras e ganhou a universidade. Lá, a bebida da cana-de-açúcar foi eleita uma das melhores fontes para repor a energia dos atletas.

Chá mate

Chá mate

O principal ingrediente desta preparação atende pelo nome de Ilex Paraguariensis. Trata-se da erva mate, cuja infusão é apreciada em xícaras fumegantes ou até gelada com uma rodela de limão para refrescar em dias quentes.

Faz grande sucesso também entre os gaúchos, afinal é o principal ingrediente do chimarrão. Em todas as versões, a bebida é uma ótima fonte de saponina, molécula capaz de reduzir as taxas de colesterol.

Para complementar essa boa ação, o chá mate conta com outras substâncias fenólicas que impedem a oxidação dessas moléculas engorduradas. Assim, os vasos ficam mais protegidos da aterosclerose e o coração agradece.

Substâncias vindas da erva mate ajudam a reduzir os níveis de colesterol em circulação. Assim as artérias ficam protegidas e o risco do infarto diminui. Só não exagere. Afinal, esse chá também tem cafeína

Chá verde

Chá verde

Ele é famoso pela potente ação antioxidante. Cheio de compostos conhecidos como polifenóis, é bastante eficaz no combate a moléculas devastadoras que agridem as células e desencadeiam diversos males, do infarto ao câncer.

A alta concentração de substâncias protetoras na bebida contribui para preservar o revestimento interno dos vasos sanguíneos.

Os polifenóis também se destacam pela proteção ao cérebro e são grandes aliados contra doenças degenerativas, como o mal de Parkinson. Só não vale abusar, já que a bebida é outra fonte de cafeína, um conhecido estimulante.

A bebida, de perfume suave e sabor levemente adstringente, é feita com uma erva chamada Camellia sinensis. Essa espécie asiática é riquíssima em compostos que atuam no combate a toda sorte de doença degenerativa

Infusão de ervas

Infusão de ervas

Camomila, capim-cidreira, melissa, aposte nesse delicado trio de ervas para garantir bons sonhos. Preparar infusões com essas espécies não só induz ao sono como melhora a qualidade dele.

Elas contêm substâncias que atuam diretamente no sistema nervoso central, diminuindo a agitação O melhor é que essas ervas também costumam dar um chega pra lá nos desconfortos gástricos e intestinais.

Aliás, para quem sofre de gases e fica incomodado durante a noite, a erva-doce é outra boa opção. E não é preciso adoçar. Tente educar seu paladar para saborear o gosto natural de cada uma delas.

Para sonhar com os anjos, prepare infusões de ervas como a camomila, o capim cidreira e a melissa. Aromáticas e naturalmente adocicadas, elas contêm compostos que funcionam como leves sedativos

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não Perca nossos  SORTEIOS , Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e além de participar dos sorteios que estamos preparando, receba nossas atualizações diretamente em seu e-mail :-)
Cadastre-se 
Não perca esta chance!!!
close-link