Acabe com o Melasma e Manchas na Pele com estas Dicas Fáceis

  • 1
  •  
  •  
  •  
  • 104
  •  
    105
    Shares
Acabe com o Melasma e Manchas na Pele com estas Dicas Fáceis

Proteção solar é o primeiro passo para controlar o aparecimento das manchas escuras que atingem principalmente as mulheres.

Quando o assunto são os cuidados com a pele, muitos pensam que o vilão tem um nome bem curto: o sol. Mas não são apenas os raios ultravioletas os responsáveis pelas manchas escuras que aparecem no rosto.

O melasma ou manchas na pele é uma junção de uma predisposição genética e da exposição aos raios solares, especialmente a radiação ultravioleta e a luz visível, que aumentam o tamanho da melanina na camada basal da pele de algumas regiões, mais comumente na face.

Outras fontes de luz, como a iluminação artificial, induzem a produção de melanina e também favorecem surgimento das manchas indesejáveis.

Luminárias, telas de computador, e até mesmo do celular são fontes de radiação. Ou seja, até em um ambiente fechado é essencial o uso de protetor solar. Não só o sol, mas também o calor piora o melasma e as manchas na pele.

Por isso, quem trabalha na cozinha, com ferro de passar, assim como cabeleireiros, também precisam se proteger. Em alguns casos é indicado o uso de proteção física, como luvas e filtro solar.

Genética também conta para ter melasma e manchas na pele

A predisposição genética e o histórico familiar também influenciam no surgimento das manchas. O melasma e as manchas na pele afeta homens e mulheres, com predominância no sexo feminino, já que os hormônios podem colaborar para a piora do quadro.

A condição é mais frequente na mulher que toma anticoncepcionais orais e nas grávidas. O motivo provável é o aumento da progesterona.

Quais tipos de melasma e manchas na pele existem?

  • Superficial
  • Profundo
  • Misto

No primeiro grau, as camadas mais profundas da pele não são atingidas. É indicado proteger a pele todos os dias, para que as manchas não se desenvolvam e o quadro não acabe se agravando.

Nos outros dois, as camadas internas da pele também são afetadas, exigindo atenção redobrada nos cuidados e tratamentos indicados por um especialista.

Tratamento médico para o melasma e manchas na pele

Tratamento médico para o melasma e manchas na pele

A forma de controle varia com o grau e os hábitos do paciente. A proteção solar é o ponto mais importante. Saber que o melasma e as manchas na pele voltam mesmo com a luz ultravioleta que entra pela janela em um dia de chuva é muito importante para que os tratamentos sejam bem sucedidos.

Em alguns casos,o especialista indica cremes clareadores à base de hidroquinona, ácido glicólico, ácido retinóico, ácido azelaico, entre outras substâncias.

É possível tratar a doença com o uso do peeling, que consegue clarear a pele de forma gradual e, muitas vezes, mais rapidamente que os cremes. Também existe a possibilidade de usar laser ou outras formas de energia luminosa para ajudar no processo.

Também é comum associarmos nutracêuticos orais tanto para auxiliar no tratamento como para tornar a prevenção mais efetiva.

O ideal é consultar um dermatologista para saber o uso correto de cada medicamento. Para quadros suaves, algumas receitas caseiras ajudam a reduzir as manchas.

Abuse dos vegetais para acabar com o melasma e as manchas na pele

Alimentos que contêm altas doses de antocianinas, responsável pela cor avermelhada nos vegetais, são os mais indicados para a prevenção do melasma e das manchas na pele.

Entre as frutas, as principais fontes são açaí, ameixa, amora, cereja, romã, figo, framboesa, mirtilo, uva, maçã, morango e acerola. Em verduras, temos repolho roxo, batata roxa e berinjela.

Tratamento caseiro contra o melasma e manchas na pele

Receita caseira contra o melasma e mancha na pele com banana

Em um recipiente, amasse uma banana. Em seguida, aplique nas manchas e deixe agir por 15 minutos Retire com água morna. Repita o procedimento quatro vezes na semana.

Receita caseira contra o melasma e mancha na pele com berinjela

Faça um emplastro com a polpa de uma berinjela e aplique nas regiões afetadas. Deixe agir por 15 minutos e retire lavando bem o rosto. Repita três vezes na semana.

Máscara anti mancha contra o melasma de mel

Em um recipiente, coloque duas colheres de sopa de leite em pó, quatro colheres de sopa de mel de abelha e duas colheres de sopa de suco de limão. Misture bem até formar um creme homogêneo.

Em seguida, aplique no rosto calmamente deixe agir por 20 minutos. Lave o rosto.

DICA NATURAL: Com poder cicatrizante, o mel é um bom ingrediente para esfoliação. Misture com aveia para massagear a pele

Este post tem 2 Comentários

    • Dietas Resposta

      Obrigado, seu comentário é muito importante. Se cadastre em nossa lista de emails e siga nossas redes pois colocamos matérias constantemente. 🙂

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *