9 Alimentos Termogênicos que Derretem a Gordura do Corpo

  •  
  •  
  •  
  •  
  • 35
  •  
    35
    Shares
9 Alimentos Termogênicos que Derretem a Gordura do Corpo

Já ouviu falar em alimentos termogênicos? Eles são responsáveis por contribuir com a perda de peso, justamente porque são capazes de acelerar o metabolismo e isso contribui para a queima de calorias.

E nosso organismo precisa de mais energia para digerir esses alimentos – o que vai contribuir para o aumento do gasto calórico. Então, separe a caneta e o papel para fazer sua listinha de alimentos indispensáveis!

Dica de 9 alimentos termogênicos para acelerar seu metabolismo e fazer você emagrecer

Brócolis

Brócolis

Essa verdura possui concentração de ferro, nutriente essencial para a produção das células vermelhas do sangue (hemácias), que são responsáveis por transportar oxigênio para todas as células do corpo.

Ele também é rico em fibras e boa fonte de cálcio, vitaminas B, A, C e K.

Chá verde

Chá verde

Essa bebida age no metabolismo e na oxidação das gorduras, podendo auxiliar na conquista de massa magra – também conhecida como músculos. Esse tipo de chá é bastante indicado nas dietas de emagrecimento, inclusive por ter ação diurética, antioxidante e digestiva.

Já seu poder termogênico acontece em decorrência da mistura dos polifenóis e da cafeína, substâncias que são encontradas na planta que dá origem ao chá verde. Dessa forma, ocorre o aumento do metabolismo, favorecendo o gasto de energia.

Vinagre de maçã

Vinagre de maçã

Contém compostos fenólicos, que são substâncias com ação antioxidante. Além disso, alguns estudos apontam que o ácido acético do vinagre pode diminuir a resposta glicêmica do organismo, ou seja, o aumento dos níveis de açúcar no sangue após a ingestão de certos alimentos

Os termogênicos não são mágicos e nem milagrosos. Para que o seu efeito ocorra é necessário ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regularmente.

Guaraná

A mesma cafeína do café (que também é termogênico) pode ser encontrada nessa fruta tipicamente brasileira, que apresenta também saponina, um composto desintoxicante e anti-inflamatório que ajuda na digestão, combatendo gases e aquele sono que vem depois das refeições.

Azeite de oliva

Azeite de oliva

Ele contém antioxidantes que combatem o envelhecimento celular e, possivelmente, certos tipos de câncer. Mas suas gorduras monoinsaturadas é que merecem o maior destaque, pois combatem o colesterol ruim.

Canela

Canela

Possui alto teor de cálcio, um mineral importante para o emagrecimento. Por também ser boa fonte de manganès, a canela possui substâncias antioxidantes, que ajudam a prevenir doenças crônicas, como as cardiovasculares, e alguns tipos de câncer. Mesmo utilizada em pequenas quantidades é fonte de fibras.

Gengibre

Gengibre

Sabe aquele gosto picante que você sente ao comer o gengibre? Ele existe devido a uma substância conhecida como gingerol, que além de antioxidante, também é anti-inflamatório e consegue amenizar os sintomas de enjoos e náuseas.

Já o magnésio contribui para o bom funcionamento do sistema de defesas do organismo, ajudando a prevenir infecções, e contribuindo para o desenvolvimento dos ossos e dentes.

Mostarda

Possui grande quantidade de fibras e ajuda no bom funcionamento do intestino. Além disso, ela (tanto em grão quanto em folha) possui propriedades antitumorais. Os glucosinolatos, por exemplo, ajudam a prevenir câncer no trato gastrointestinal.

Óleo de coco

Óleo de coco

É um ingrediente bastante versátil, podendo ser usado como tempero para saladas, misturado com iogurtes, batido em vitaminas ou sucos e até mesmo em bolos e doces – embora estes últimos, bastante calóricos, devam ser consumidos em menor quantidade.

O ideal são 2 colheres (sopa) por dia. Como a gordura do óleo de coco não precisa de enzimas especiais para ser absorvida e transforma-se rapidamente em energia, não fica depositada no corpo. Por isso, é considerada termogênica e ajuda no emagrecimento.

É possível emagrecer ao consumir ingredientes que interferem no metabolismo

Outras opções termogênicas

  • Abacaxi
  • Aspargo
  • Cacau
  • Couve
  • Kiwi
  • Laranja
  • Linhaça
  • Pimentão
  • Soja

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *