8 alimentos que fazem bem para a saúde bucal

8 alimentos que fazem bem para a saúde bucal

Aquele discurso de que a alimentação saudável faz bem para todo nosso organismo, parece clichê, mas é a mais pura verdade. Pense em nosso corpo uma máquina e o nosso organismo como a engrenagem necessária para tudo se movimentar. Cada pedacinho do nosso corpo faz parte de um sistema que trabalha em conjunto para que tudo funcione perfeitamente. Cuidar da nossa saúde não pode ser pensado como uma tarefa individual, ou seja, temos que cuidar para que tudo dentro de nós esteja em perfeita harmonia. E, isso inclui a saúde bucal. Nem sempre lembramos que a saúde bucal influencia diretamente nas funções do nosso corpo. Mas, acredite, se deixarmos ela de fora, problemas que você nem imagina podem aparecer. Por exemplo, dores de cabeça incessante pode ser sintoma de algum problema na arcada dentária. Ou a facilidade na quebra dos dentes pode ser indícios de doenças provocadas pela falta de cálcio, entre outros. Por isso, cuidar da saúde da sua boca é muito mais que essencial, é vital para o ser humano. Além de consultar seu convênio dentário ou plano dental empresarial para fazer visitas periódicas ao dentista, existem certos tipos de alimentos que ajudam a manter sua boca mais…

Aquele discurso de que a alimentação saudável faz bem para todo nosso organismo, parece clichê, mas é a mais pura verdade. Pense em nosso corpo uma máquina e o nosso organismo como a engrenagem necessária para tudo se movimentar.

Cada pedacinho do nosso corpo faz parte de um sistema que trabalha em conjunto para que tudo funcione perfeitamente.

Cuidar da nossa saúde não pode ser pensado como uma tarefa individual, ou seja, temos que cuidar para que tudo dentro de nós esteja em perfeita harmonia. E, isso inclui a saúde bucal.

Nem sempre lembramos que a saúde bucal influencia diretamente nas funções do nosso corpo. Mas, acredite, se deixarmos ela de fora, problemas que você nem imagina podem aparecer.

Por exemplo, dores de cabeça incessante pode ser sintoma de algum problema na arcada dentária. Ou a facilidade na quebra dos dentes pode ser indícios de doenças provocadas pela falta de cálcio, entre outros.

Por isso, cuidar da saúde da sua boca é muito mais que essencial, é vital para o ser humano. Além de consultar seu convênio dentário ou plano dental empresarial para fazer visitas periódicas ao dentista, existem certos tipos de alimentos que ajudam a manter sua boca mais saudável e livre de doenças.

8 alimentos que fazem bem para a saúde bucal

Alimentos do bem

É meio óbvio, mas ter uma alimentação regrada e o mais orgânica possível tende a deixar todo o nosso organismo mais saudável. Porém, existem certos tipos de alimentos que fortalecem partes específicas do nosso corpo, como é o caso dos alimentos que fazem bem para a saúde bucal. Veja quais são:

Leite

O leite é rico em cálcio e fosfato, o que ajuda no fortalecimento dos ossos e inclusive dos dentes. Além disso, o leite eleva o pH da boca, auxiliando na diminuição dos efeitos corrosivos de alimentos ácidos no esmalte do dente.

Queijos

Pouca gente sabe, mas o queijo é um dos alimentos que mais ajudam na saúde bucal. Por ser derivado do leite, os queijos também agem no pH da boca e ajudam no fortalecimento dos dentes de modo mais intensivo, porque a sua concentração de cálcio é ainda maior que a do leite.

Além do mais, o queijo, por fermentar mais rapidamente na boca, auxilia no processo de limpeza de bactérias responsáveis pela cárie.

Maçã

Quem nunca ouviu falar que a maçã limpa os dentes? Acontece que esse conhecimento popular é realmente correto! A maçã, por se tratar de uma fruta fibrosa, ajuda na limpeza dos dentes, previne a cárie e combate doenças de gengivas.

Pera

A pera, assim como a maçã, é um alimento fibroso que auxilia na limpeza. Uma das funções da pera é neutralizar o pH bucal, o que impede que bactérias sobrevivam.

Cenoura

As cenouras e leguminosas também possuem a função de limpeza bucal, mas a cenoura especificamente, raspa as placas bacterianas e os restos de alimentos que ficam grudados entre os dentes.

A cenoura, também, estimula o aumento da produção de saliva, o que implica no equilíbrio das bactérias da boca.

Nozes e castanhas

Os alimentos mais duros, de modo geral, contribuem mais facilmente para a saúde bucal.

As nozes e a castanha-do-pará, ao serem consumidas regularmente, fazem uma espécie de camada protetora nos dentes, capaz de preservar os dentes das ações de bactérias ruins.

Chiclete sem açúcar

Esse é um dos alimentos que ninguém esperava que pudesse ajudar na saúde da boca, mas acredite, mascar chiclete pode ser fundamental para manter sua saúde bucal em dia.

Mas, não é toda goma de mascar não! Somente aqueles sem açúcar fazem realmente bem para nossos dentes.

O chiclete sem açúcar ajuda na produção da saliva e remove os resíduos de alimentos na boca, o que impede de proliferar doenças como cáries ou tártaros.

Água

Sim, beber água constantemente é um ótimo método para manter todo o seu corpo saudável, inclusive sua boca. A água ajuda a reduzir a acidez da boca; limpa a gengiva eliminando detritos de alimentos e reforça o esmalte dos dentes.

Procure um especialista

Como vimos, manter uma alimentação saudável é uma parte fundamental para se ter todo o organismo em bom funcionamento, inclusive a boca. Mas, não adianta só se basear nos alimentos.

É necessário que você faça visitas regulares a um médico especialista.

Fazer exames de rotina ajuda na prevenção de doenças e te auxilia na melhor forma de consumir estes alimentos citados anteriormente. Por isso, procure por planos de saúde ou convênios odontológicos que se encaixem no seu orçamento e que atendam os especialistas necessários.

Procure um dentista sempre e não só em casos de urgência. Se você possui uma empresa, faça uma busca no Google sobre plano odontológico pessoa jurídica e pesquise as melhores condições para você e todos seus funcionários.

Lembre-se, a nossa saúde tem que sempre vir em primeiro lugar para que nosso corpo continue funcionando como máquinas produtivas, inteligentes e saudáveis!

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *