7 Motivos que Fazem Você ter Dor no Nervo Ciático

  •  
  •  
  •  
  •  
  • 70
  •  
    70
    Shares
7 Motivos que Fazem Você ter Dor no Nervo Ciático

Descubra os principais fatores que podem facilitar problemas no nervo ciático. Ele tem a função de permitir as contrações musculares das pernas e dos pés, dando a sensibilidade nessa área. Nós contraímos os músculos dessas partes do corpo e sentimos o tato, a dor, o calor e o frio graças à transmissão desses estímulos, por meio do ciático. Por isso que as doenças que acometem esse nervo provocam dor, formigamentos, anestesias e paralisias. Mas o que pode gerar o prejuízo dessa parte do organismo ? Existem causas mais raras para a ciatalgia, como neuropatias periféricas, infecções virais (herpes) e deficiências de vitaminas. A ciatalgia tem várias causas, sendo que a mais comum são as compressões das raízes do nervo na coluna lombar por hérnias de disco ou por alterações degenerativas da coluna. Mas, muitas vezes, as causas envolvem processos infecciosos, tumores, doenças neurológicas ou compressões em regiões distintas da coluna lombar, como na síndrome do piriforme. Quais os motivos que causam dor no nervo ciático? Dentre as principais causas para a inflamação do nervo ciático está a protrusão discal, que se caracteriza pelo deslocamento do núcleo do disco na direção da medula espinhal e das raízes nervosas, o que leva…

Descubra os principais fatores que podem facilitar problemas no nervo ciático.

Ele tem a função de permitir as contrações musculares das pernas e dos pés, dando a sensibilidade nessa área. Nós contraímos os músculos dessas partes do corpo e sentimos o tato, a dor, o calor e o frio graças à transmissão desses estímulos, por meio do ciático.

Por isso que as doenças que acometem esse nervo provocam dor, formigamentos, anestesias e paralisias. Mas o que pode gerar o prejuízo dessa parte do organismo ?

Existem causas mais raras para a ciatalgia, como neuropatias periféricas, infecções virais (herpes) e deficiências de vitaminas.

A ciatalgia tem várias causas, sendo que a mais comum são as compressões das raízes do nervo na coluna lombar por hérnias de disco ou por alterações degenerativas da coluna. Mas, muitas vezes, as causas envolvem processos infecciosos, tumores, doenças neurológicas ou compressões em regiões distintas da coluna lombar, como na síndrome do piriforme.

Quais os motivos que causam dor no nervo ciático?

Dentre as principais causas para a inflamação do nervo ciático está a protrusão discal, que se caracteriza pelo deslocamento do núcleo do disco na direção da medula espinhal e das raízes nervosas, o que leva a um processo inflamatório sobre o nervo, consequência da pressão do disco. Entretanto, as razão para o problema não param por aí. Confira!

Hérnia de disco

Os discos são amortecedores cartilaginosos que ficam entre as vértebras. Já as hérnias são o vazamento desse fluido hidráulico para fora do disco, e esse material herniado produz impressões e reações inflamatórias nas raízes dos discos.

Em geral, a hérnia de disco apresenta evolução mais benigna, respondendo ao tratamento conservador com analgésicos, anti-inflamatórios e fisioterapia.

Casos que não respondem ao tratamento clínico (conservador) ou os que as compressões são tão severas que produzem paralisias, a cirurgia estará indicada. Aqui, a população mais acometida são os adultos jovens.

Osteoartrite

A Artrose (ou osteoartrite da coluna lombar) envolve o desgaste das cartilagens articulares e dos próprios discos, sendo que o organismo reage a esse desgaste produzindo mais osso. Assim, essas pontes ósseas que se foram (populares bicos de papagaio) levam ao estreitamento (estenose) dos canais e dos orifícios onde os nervos se localizam.

Esse estreitamento novamente comprime as rara dos nervos, gerando dor no nervo ciático, alterações de sensibilidade e fraqueza para caminhar

Tumores

Neoplasias primárias da coluna (que se originam nos tecidos da própria coluna) ou secundárias (que se originam em outros órgãos e produzem Metástases para a coluna) provocam efeito de massa na região da coluna.

O crescimento dessas lesões acabam por provocar compressão dos nervos, gerando os sintomas da ciatalgia. O tratamento envolve cirurgia, radioterapia e quimioterapia na dependência do tipo de tumor.

Síndrome do piriforme

O piriforme é um músculo localizado na pelve, que sai do osso dessa região em direção ao quadril e mantém íntimo contato com o nervo ciático já fora da coluna.

Hipertrofias ou fibroses nesse músculo geram compressões do ciático, provocando a ciatalgia. O tratamento envolve alongamentos musculares com fisioterapia, medicação anti-inflamatória e analgésica, infiltrações e, finalmente, cirurgia. Trata-se de patologia comum em atletas, completa o profissional.

Quando as costas estão em risco

Quando as costas estão em risco

Existem outras causas que podem gerar a dor no ciático e, até mesmo, desconfortos nas costas (sem ter relação direta com o nervo). Muitas vezes, os motivos estão associados a práticas comuns no dia a dia. Que tal conhecer algumas delas?

Bolsa pesada

Esse problema costuma afetar, principalmente, crianças e adolescentes em idade escolar. As mochilas pesadas forçam as costas de diversas maneiras, fazendo com que o indivíduo curve-se para frente a fim de poder conter a carga carregada.

Sapato incorreto

O uso de calçados de salto alto ou sem salto nenhum pode influenciar diretamente no bem-estar das costas, sabia? Sandálias muito altas, além de não proporcionarem uma base segura para o corpo, podem comprometer toda a estrutura dos pés. deformando-os.

O mesmo acontece com as rasteirinhas que não se adequam ao formato anatômico do pé, tornando-o achatado.

Pegar algo do chão de forma equivocada

Outro erro muito recorrente é o hábito de abaixar-se de maneira prejudicial. Quando um objeto cai no chão e precisamos apanhá-lo no solo, o comum é curvar a coluna para alcançá-lo. Mas, na verdade, o correto é dobrar os joelhos para, só então, pegar o que tenha caído.

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parabéns 😍 Você Ganhou Este E-Book 👇

Clique Aqui e pegue seu Presente