7 Formas Eficazes de Afastar as Dores nas Costas

  •  
  •  
  •  
  •  
  • 14
  •  
    14
    Shares
7 Formas Eficazes de Afastar as Dores nas Costas

Confira formas eficazes de afastar as dores nas costas e tenha um bem estar na rotina Postura correta na hora de dormir Não é difícil encontrar pessoas que preferem dormir de bruços ou em outras posições que não favorecem a saúde da coluna. Esses hábitos, apesar de comuns, podem trazer danos em longo prazo, que irão se transformar em dores crônicas mais difíceis de serem tratadas. Dormir de lado é a melhor posição para evitar incômodos. Os travesseiros devem ser aqueles que, em posição lateral, mantém a coluna cervical reta, não permitindo sua inclinação de forma abrupta. Utilizar um travesseiro entre as pernas é uma boa ideia para aumentar o conforto. Algumas atitudes adicionais, como a mudança do colchão, ajudam. Deve-se usar colchões que se deformam suavemente com o corpo, como os semi ortopédicos. Eles não se deformam demais sob o peso do corpo e não são tão rígidos como os ortopédicos ou de espuma com densidade 33. Faça alongamentos diários Você pensa que os alongamentos são necessários apenas antes e depois da prática de exercícios físicos? Então, é bom rever esse costume! Na verdade, os alongamentos representam um papel de peso na prevenção de diversos problemas, inclusive nas costas.…

Confira formas eficazes de afastar as dores nas costas e tenha um bem estar na rotina

Postura correta na hora de dormir

Não é difícil encontrar pessoas que preferem dormir de bruços ou em outras posições que não favorecem a saúde da coluna. Esses hábitos, apesar de comuns, podem trazer danos em longo prazo, que irão se transformar em dores crônicas mais difíceis de serem tratadas.

Dormir de lado é a melhor posição para evitar incômodos. Os travesseiros devem ser aqueles que, em posição lateral, mantém a coluna cervical reta, não permitindo sua inclinação de forma abrupta. Utilizar um travesseiro entre as pernas é uma boa ideia para aumentar o conforto.

Algumas atitudes adicionais, como a mudança do colchão, ajudam. Deve-se usar colchões que se deformam suavemente com o corpo, como os semi ortopédicos. Eles não se deformam demais sob o peso do corpo e não são tão rígidos como os ortopédicos ou de espuma com densidade 33.

Faça alongamentos diários

Você pensa que os alongamentos são necessários apenas antes e depois da prática de exercícios físicos? Então, é bom rever esse costume! Na verdade, os alongamentos representam um papel de peso na prevenção de diversos problemas, inclusive nas costas.

Eles podem evitar o aparecimento das lesões por esforço repetitivo (LER), as dores musculares e também lesões durante as práticas esportivas.

Por isso, vale a pena reservar alguns minutos do seu dia para investir em uma série de alongamentos que irão trabalhar a musculatura corporal e evitar que as dores apareçam.

Tarefas domésticas

Se você costuma sofrer com dores nas costas depois de fazer a faxina e a arrumação da casa, saiba que a causa desses incômodos pode estar no fato de trabalhar com a postura corporal errada. Mas é possível resolver isso!

Anote as dicas e previna os desconfortos na região do ciático:

  • Opte por uma vassoura com um cabo que tenha a altura acima de seu ombro;
  • Quando for mudar os móveis de lugar, leve o peso junto ao corpo, mantendo um ângulo próximo de 90° no cotovelo
  • Na hora de varrer, não curve as costas
  • Mantenha-se ereto e, sempre que necessário, flexione levemente os joelhos
  • Tenha muita atenção na altura da pia para que o corpo não fique curvado ou os braços muito levantados

Calçado ideal

Sabia que alguns sapatos podem causar ou piorar problemas nos joelhos, nos pés, nas costas e nos quadris?

Entre os vilões da saúde musculoesquelética estão os chinelos, as sapatilhas, as rasteirinhas e os sapatos de salto alto. Portanto, jamais faça caminhadas ou use chinelos, sapatilhas ou rasteirinhas por um período prolongado, principalmente em terrenos irregulares.

Além disso, compre calçados que fiquem confortáveis, sem apertar muito ou estarem largos demais. E lembre se: verifique se o sapato oferece um bom apoio para o arco plantar (aquela curvinha que temos na sola do pé).

Atenção dentro do carro

Atenção dentro do carro

Dirigir por horas e enfrentar trânsito dentro dos veículos são atividades muito comuns na vida de muitas pessoas. O grande problema é que a postura sentada inadequada e a permanência prolongada nessa posição tornam-se vilões contra a saúde de quem dirige, causando fortes dores nas costas.

Portanto, o indicado é manter a região lombar bem apoiada, o banco em uma inclinação de 100 ou 110 graus e em uma altura razoável para que as pernas não tenham de ficar muito esticadas e nem muito dobradas para que os pés alcancem os pedais.

Além disso, a cada uma hora e meia é importante fazer uma parada durante a jornada para repousos e alongamentos.

Peso corporal controlado

O sedentarismo e a obesidade formam uma dupla de risco para a saúde de qualquer pessoa, além de serem fatores para o desenvolvimento de diversas doenças como hipertensão, diabetes e colesterol alto.

O excesso de peso tem influência direta no bem-estar das articulações do quadril, dos joelhos, dos tornozelos e, até mesmo, das costas. Por isso, manter os ponteiros da balança sempre em um número saudável é uma ótima dica para quem quer evitar dores na coluna.

Pratique exercícios físicos com frequência

Além de fazer muito bem para o organismo, as ativi dades físicas contribuem para a recuperação e a manutenção do bem-estar muscular. Alguns exercícios ajudam a fortalecer os músculos das costas e do abdome, o que garantirá ao indivíduo uma postura melhor.

Existem várias formas de prevenir dores nas costas, são elas: realizar diariamente exercícios físicos de alongamento e fortalecimento das regiões abdominais e lombares, e a manutenção do peso corporal, ressalta a fisioterapeuta Eliana do Nascimento.

NÃO ACABA POR AÍ!

Confira mais três dicas para proteger a coluna, o ciático e toda a região lombar!

  • Não carregue bolsas ou mochilas muito pesadas.
  • Ao se abaixar para pegar algo pesado do chão, dobre os joelhos. Ou seja, nunca curve a coluna para fazer essa tarefa.
  • Sente-se com a coluna ereta e evite, com o passar do tempo, ficar deitado na cadeira

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *