5 Exercícios que Acabam com as Dores nas Costas, Nervo Ciático e Lombar

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5 Exercícios que Acabam com as Dores nas Costas, Nervo Ciático e Lombar

As dores no ciático e na região lombar podem atrapalhar a rotina. Por isso, encontrar maneiras de acabar com esses desconfortos é essencial. Que tal apostar nos exercícios físicos? Ae acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada quatro adultos não pode ser considerado um praticante de exercícios físicos, ou seja, é sedentário. E o que isso tem de ruim? A falta de atividade pode ser um gatilho para o surgimento de inúmeros problemas de saúde, como obesidade, colesterol alto e diabetes. E o que mais os exercícios podem trazer de vantagens para o corpo? A prática regular garante que o peso fique em dia e que as funções do corpo não sejam perdidas com o passar dos anos. Fortalecer os músculos da região da coluna é im prescindível para que os incômodos não apareçam e a flexibilidade não diminua. Pensando nisso, elaboramos uma lista de 5 exercícios que tonificam as costas e também aliviam as dores. Confira e aproveite! Pilates Devido ao uso excessivo de computadores, celulares ou até mesmo por passarem muito tempo em frente à televisão, muitas pessoas desenvolvem má postura, causando sérias dores na coluna. A boa notícia é que o pilates…

As dores no ciático e na região lombar podem atrapalhar a rotina. Por isso, encontrar maneiras de acabar com esses desconfortos é essencial. Que tal apostar nos exercícios físicos?

Ae acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada quatro adultos não pode ser considerado um praticante de exercícios físicos, ou seja, é sedentário. E o que isso tem de ruim? A falta de atividade pode ser um gatilho para o surgimento de inúmeros problemas de saúde, como obesidade, colesterol alto e diabetes.

E o que mais os exercícios podem trazer de vantagens para o corpo? A prática regular garante que o peso fique em dia e que as funções do corpo não sejam perdidas com o passar dos anos.

Fortalecer os músculos da região da coluna é im prescindível para que os incômodos não apareçam e a flexibilidade não diminua. Pensando nisso, elaboramos uma lista de 5 exercícios que tonificam as costas e também aliviam as dores. Confira e aproveite!

Pilates

Devido ao uso excessivo de computadores, celulares ou até mesmo por passarem muito tempo em frente à televisão, muitas pessoas desenvolvem má postura, causando sérias dores na coluna. A boa notícia é que o pilates pode ajudar na reversão do problema.

A melhora da postura se dá tanto pelo reconhecimento de padrões inadequados, em que o praticante é levado a reconhecê-los e, posteriormente, modificá-los, aprendendo a movimentar-se da forma correta, quanto pelo próprio fortalecimento e alongamento equilibrado da musculatura de todo o corpo.

RPG (reeducação postural global)

Essa é uma técnica fisioterapêutica capaz de identificar e alongar os músculos responsáveis por sustentar

e alterar a postura. São exercícios de força e repetição que recuperam os mais diferentes tipos de patologias, como problemas ortopédicos, escoliose (desvio da coluna), dores cervicais ou dorsais e dor ciática.

O tratamento é individual e semanal, feito em sessões de, aproximadamente, 1 hora, podendo aumentar a frequência de acordo com a gravidade da lesão.

Musculação

Uma das atividades com o maior número de adeptos, a musculação é considerada um exercício anaeróbico, ou seja, a energia não é proveniente do oxigênio.

Essa modalidade propicia o aumento da massa muscular, também chamada de massa magra, já que os músculos consomem mais energia para a sua manutenção.

Dessa forma, as calorias são usadas para tal finalidade e não terminam armazenadas em certas partes do corpo, como coxas e abdome. O ideal é combinar exercícios aeróbicos e anaeróbicos na sua rotina.

Alongamento

Alongamento

Os exercícios de alongamento são responsáveis por aumentar a flexibilidade muscular, tópico tão importante quanto a resistência. Os exercícios feitos em casa devem ser alinhados com o aquecimento e o alongamento.

Deve-se começar alongando o corpo todo, passar para a caminhada, a qual vai aumentar os batimentos cardíacos, fazer os exercícios e finalizar com o alongamento.

Ainda existem controvérsias sobre o melhor momento de realizar esses exercícios e sua duração, porém seus benefícios já são conhecidos. O alongamento é uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, proporcionando maior agilidade e elasticidade, além de prevenir lesões.

Com os alongamentos, é possível melhorar a qualidade dos movimentos durante o treino, além da qualidade de vida, já que pode reduzir dores e melhorar a postura quando realizados antes ou durante o trabalho, por exemplo.

Hidroginástica

Com a vantagem de poder ser praticada desde a infância até a terceira idade, a hidroginástica permite mais flexibilidade, melhora a capacidade aeróbica e cardiorrespiratória, a resistência e a força muscular.

Os exercícios feitos dentro d’água aparentam ser leves, no entanto, exigem do corpo mais esforço e gasto calórico, propiciando resultados que podem ser notados em um curto período.

A atividade ainda diminui o impacto dos movimentos sobre as articulações, ponto positivo para quem sofre com dores nos membros inferiores, por exemplo.

Quer mais motivos para começar a hidroginástica? Aqui seguem alguns. Além de divertida, a modalidade é eficaz, segura e permite a eliminação dos indesejados quilinhos extras.

Antes de começar qualquer atividade física, procure um profissional para montar o treino ideal para você!

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