5 Dicas para Hipertensos fazer antes de iniciar exercícios

5 Dicas para Hipertensos fazer antes de iniciar exercícios

Esteira, bicicleta ergométrica ou elíptico, dependendo da preferência e condição física do praticante são ótimos exercícios para o aparelho cardiovascular. DURAÇÃO: 30 minutos no primeiro mês FREQUÊNCIA: 1 vez por semana INTENSIDADE: leve a moderada, isto é, deve ficar entre 60% e 80% da frequência cardíaca máxima. O jeito mais seguro de estabelecer este valor é por meio de teste ergométrico, levando em conta idade, doenças associadas e medicamentos em uso. A frequência cardíaca e a pressão devem ser monitoradas por meio de aparelhos específicos durante o treino CARACTERÍSTICAS: treino intervalado, com parada de 5 minutos a cada 10 minutos para recuperação da pressão arterial e monitoramento  5 Dicas de como fazer exercícios para o aparelho cardiovascular 1. Faça uma avaliação Antes de iniciar um programa de treinamento, passe por uma avaliação rigorosa. O hipertenso deve ser acompanhado por um cardiologista ou médico especializado, ter a pressão arterial controlada e autorização formal para a prática de exercícios.  2. Procure um especialista É fundamental contar com orientação especializada de médico do esporte, educador físico ou fisioterapeuta. Esses profissionais proporcionam um treinamento seguro, respeitando as capacidades, limitações e doenças particulares de cada um.  3. Veja como está sua pressão Só inicie a sessão de treinamento…

Esteira, bicicleta ergométrica ou elíptico, dependendo da preferência e condição física do praticante são ótimos exercícios para o aparelho cardiovascular.

  • DURAÇÃO: 30 minutos no primeiro mês 
  • FREQUÊNCIA: 1 vez por semana 
  • INTENSIDADE: leve a moderada, isto é, deve ficar entre 60% e 80% da frequência cardíaca máxima. O jeito mais seguro de estabelecer este valor é por meio de teste ergométrico, levando em conta idade, doenças associadas e medicamentos em uso. A frequência cardíaca e a pressão devem ser monitoradas por meio de aparelhos específicos durante o treino 
  • CARACTERÍSTICAS: treino intervalado, com parada de 5 minutos a cada 10 minutos para recuperação da pressão arterial e monitoramento 
5 Dicas de como fazer exercícios para o aparelho cardiovascular

5 Dicas de como fazer exercícios para o aparelho cardiovascular

1. Faça uma avaliação

Antes de iniciar um programa de treinamento, passe por uma avaliação rigorosa. O hipertenso deve ser acompanhado por um cardiologista ou médico especializado, ter a pressão arterial controlada e autorização formal para a prática de exercícios. 

2. Procure um especialista

É fundamental contar com orientação especializada de médico do esporte, educador físico ou fisioterapeuta. Esses profissionais proporcionam um treinamento seguro, respeitando as capacidades, limitações e doenças particulares de cada um. 

3. Veja como está sua pressão

Só inicie a sessão de treinamento se a pressão estiver abaixo de 16 por 10, 5. E interrompa caso sinta qualquer mal-estar. 

4. Tenha uma vida ativa

Ao aderir à vida ativa, privilegie atividades leves a moderadas. Com a adaptação e a melhora do condicionamento físico, você pode passar para atividades mais vigorosas se julgar confortável e não houver contraindicação médica. 

5. Coma corretamente

Faça uma refeição leve pelo menos 40 minutos antes de iniciar os exercícios físicos. Nunca treine em jejum. 

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *