Os 5 Alimentos que são os Vilões do Colesterol. Corte eles do Cardápio

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Os 5 Alimentos que são os Vilões do Colesterol. Corte eles do Cardápio

Agora você vai conhecer os alimentos que fazem o LDL subir a patamares perigosos.

Mas isso não significa que devem ser excluídos para sempre das refeições. O fundamental é reduzir a frequência e a quantidade e investir em formas de preparo mais saudáveis.

5 Alimentos que devem ser evitados por quem tem colesterol

1. Frituras

Mesmo que utilize um bom óleo vegetal ou até o azeite extravirgem, ao ser aquecido, o óleo passa por reações químicas e os benefícios viram fumaça.

Se ficar horas queimando ou for reutilizado, forma gorduras trans (presentes também em sorvetes, margarinas e bolachas recheadas), de longe as piores, por isso estão sendo banidas: elevam o mau colesterol e fazem despencar o bom. Prefira grelhados e assados

2. Queijos amarelos

São os que apresentam maior teor de gordura saturada e colesterol. Escolha laticínios desnatados e queijos brancos minas, cottage, ricota.

3. Embutidos

Mortadela, presunto, salame, salsicha e linguiça em geral oferecem um exagero de gordura do tipo mais maléfico. Os piores são os de origem suína. Os mais saudáveis são os preparados com carne de peru.

4. Creme de leite

Produtos à base de nata (incluindo a manteiga e o requeijão) requerem moderação pelo alto índice de gordura saturada e colesterol. É comum estarem presentes de “forma invisível” em pães amanteigados, doces recheados e bolos cremosos.

5. Carnes gordas

Alguns cortes de carne vermelha são campeões em gordura saturada. Mas a pele de frango também é nociva. Por isso, prefira cortes magros (lagarto, alcatra, patinho), tire toda a gordura aparente e também a pele do frango e prepare na grelha. Coma carne vermelha, no máximo, três vezes por semana.

ovos nao são os vilões do colesterol

Ovos não são os vilões do colesterol

Outrora condenado pelo alto teor de colesterol (200 mg por unidade, quando o total recomendado é 300 mg por dia), ele foi reabilitado porque estudos não provaram que o consumo regular aumenta o risco de ataque cardíaco- o que ficou evidente para as gorduras saturadas. Pode ser ingerido com moderação.

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