25 Alimentos que Acabam com Qualquer Inflamação no Corpo

Quer conhecer uma forma natural capaz de afastar as inflamações? Aposte nos alimentos que acabam com a inflamação do corpo para tornar o dia a dia mais saudável!

Existem alimentos que são muito mais do que meros ingredientes para as receitas que compõe o cardápio diário. Em alguns casos, escolher as opções certas é uma alternativa para prevenir ou controlar uma série de doenças, como diabetes, obesidade, prisão de ventre e insônia.

E com as inflamações não seria diferente! É possível encontrar uma série de alimentos que ajuda a interromper o processo inflamatório, trazendo bem-estar e conforto para o dia a dia.

Ficou curioso para conhecer quais são eles? Então, confira as próximas linhas e aproveite o que trouxemos para você!

Frutas que acabam com a inflamação no corpo

Frutas que acabam com a inflamação no corpo

Abacate

Apresenta o beta-sitosterol, um poderoso anti-inflamatório, que faz com que as células do organismo exerçam suas funções de maneira mais eficaz. Assim, tanto a artrite quanto a artrose são combatidas.

Abacaxi

Ele é rico em bromelina, uma enzima que colabora não só com a digestão, mas também com o bloqueio de agentes que causam as inflamações nas mais diversas regiões do corpo.

Limão

Ele vai muito além da vitamina C, sabia? O limão também é recomendado para as pessoas que querem evitar as doenças reumáticas.

Um dos seus componentes essenciais, os bioflavonoides (mais encontrados na casca), atuam corno um efetivo antibiótico natural no organismo e alivia qualquer tipo de inflamação.

Maçã

Ela é capaz de tratar qualquer tipo de processo inflamatório. Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Departamento de Imunologia e Doenças Infecciosas da Universidade Estatal de Montana (Estados Unidos), a casca dessa fruta contém uma enzima que ajuda a lutar contra as chamadas células T, que produzem as inflamações.

Mamão

A papaína encontrada nessa fruta é a responsável por diminuir as inflamações em todo o corpo, inclusive nas articulações.

Folhas que acabam com a inflamação no corpo

Folhas que acabam com a inflamação no corpo

Couve

A hortaliça faz parte da lista de alimentos anti-inflamatórios por possuir um alto potencial antioxidante, que auxilia o organismo a combater os radicais livres e a fortalecer as defesas do corpo, desempenhando ações preventivas contra agentes invasores que possam desenvolver uma possível inflamação.

Além disso, é indicada para prevenir a osteoporose. A couve tem boa quantidade de magnésio e cálcio que, juntos, atuam na melhora do sono e auxiliam na perda de peso. Quando associados à vitamina D, também contribuem para a saúde dos ossos.

Rúcula

Essas folhas com sabor bastante característico são ideais para comporem as refeições de quem precisa “fugir” das inflamações. Isso acontece porque a rúcula é fonte de sulforano, uma substância capaz de diminuir os processos inflamatórios no corpo.

Com isso, os desconfortos decorrentes dos processos inflamatórios são amenizados.

Repolho

Assim como acontece com a rúcula, as folhas do repolho também são indicadas em caso de doenças reumáticas, justamente por apresentarem sulforano em sua composição.

Portanto, quando for preparar sua saladinha, lembre-se dessa verdura e ganhe mais saúde todos os dias!

Legumes que acabam com a inflamação no corpo

Legumes que acabam com a inflamação no corpo

Aipo

Ainda pouco consumido pelos brasileiros, ele é eficaz contra o processo inflamatório, devido à presença de um composto denominado luteolina.

Essa substância consegue impedir que as inflamações surjam com frequência excessiva, melhorando o bem-estar das pessoas.

Beterraba

A sua coloração clássica indica a presença de um elemento conhecido como betalaína, que pode eliminar as inflamações e, com isso, reduzir até mesmo os sintomas da artrite e até mesmo da artrose.

A beterraba ainda apresenta quantidades expressivas de antioxidantes, vitamina C e fibras, que ajudam a proteger contra o câncer e as doenças cardíacas.

Brócolis

É ideal para manter o organismo funcionando regularmente, uma vez que é pouco calórico, rico em fibras e possui 3g de proteína em cada 100g do produto.

Além disso, é fonte de folatos, cálcio, potássio e flavonoides, apresentando efeito anti-inflamatório eficaz contra os problemas reumáticos.

Cebola

Possui níveis consideráveis de fitoquímicos, os quais são capazes de afastar o risco de inflamações no corpo. Existem estudos que afirmam que a quercetina (substância presente na cebola) é a responsável por tornar esse efeito possível.

Tomate

Talvez o ingrediente mais lembrado na hora de preparar uma saladinha, esse legume contém licopeno, que combate a inflamação dos pulmões e de outras partes do corpo.

E o melhor é que, quando aquecido, o tomate aumenta a quantidade dessa substância, ou seja, os molhos naturais também são uma importante arma contra o processo inflamatório.

Temperos que acabam com a inflamação no corpo

Temperos que acabam com a inflamação no corpo

Alho

O bulbo é famoso por proporcionar benefícios ao sistema cardiovascular, ou seja, combate a pressão alta e desempenha poderosas ações antioxidantes, por meio de um composto chamado alicina.

O alho contém alicina e quercetina, substâncias que desempenham ações imunoestimulantes, antibacterianas, antivirais e anti-inflamatórias, além de reduzir o colesterol e os triglicerídeos.

Azeite

Excelente anti-inflamatório e antioxidante, ele é um acompanhamento ideal para saladas e outros pratos. O azeite também auxilia na neutralização dos radicais livres, ajudando a combater o envelhecimento das células e diminuindo as chances de desencadear alguns tipos de doenças como o câncer.

Gengibre

Ele possui substâncias naturalmente anti-inflamatórias, como o gingerol, que reduz a produção de compostos chamados prostaglandinas, responsáveis por gerar processos inflamatórios no nosso organismo.

Sementes e grãos que acabam com a inflamação no corpo

Sementes e grãos que acabam com a inflamação no corpo

Aveia

É justamente no combate às inflamações que ela atua, pois a betaglucana vinda do cereal diminui a inflamação cutânea, inibindo a produção de radicais livres e os consequentes processos inflamatórios.

Chia

Ela é capaz de promover ganhos importantes à saúde. A chia é uma das melhores fontes vegetais de ômega-3.

Ela é considerada um superalimento por conter muitos benefícios à saúde e, em particular, pela presença dessa substância, que combate as inflamações do organismo.

Linhaça

Quando consumida em forma de óleo, os ácidos graxos são mais aproveitados, o que se torna um prato cheio contra as inflamações.

No óleo, é possível encontrar ácidos graxos que atuam de maneira benéfica na inflamação, na redução do colesterol e na saúde do coração. Portanto, quando se consome o óleo da semente de linhaça, seus benefícios serão garantidos com maior efetividade.

Nozes

É altamente eficaz contra as inflamações, já que contém ômega-3 e demais substâncias essenciais ao organismo. Todas as oleaginosas contêm altas concentrações de ácidos graxos essenciais, mono e poli-insaturados, e diversas vitaminas e minerais, destacando-se:

  • Vitaminas do complexo B
  • Folato
  • Vitamina E
  • Magnésio
  • Potássio
  • Cobre
  • Cálcio
  • Ferro
  • Manganês
  • Selênio

Variedade de alimentos que acabam com a inflamação no corpo

Variedade de alimentos que acabam com a inflamação no corpo

Camarão

Os crustáceos também podem ser fontes do ácido graxo, sabia? Isso faz com que eles auxiliem na boa circulação sanguínea, evitando a formação de coágulos, e reduzam os desconfortos decorrentes das inflamações.

Outra vantagem desse alimento é a boa quantia de selênio, substância que atua como um excelente antioxidante natural e combate de maneira eficaz os radicais livres.

Cúrcuma

Pode ser que esse ingrediente não seja tão utilizado nos pratos típicos brasileiros, mas ele é usado com frequência na medicina chinesa e indiana, pois ajuda a neutralizar a inflamação e atua contra problemas como artrite, tendinite e machucados.

Peixes de água fria

Salmão, arenque, atum, cavala, sardinha, entre outros, são grandes fontes de ômega-3, proporcionando vários benefícios à saúde.

Os peixes representam a principal fonte do ácido graxo de cadeia longa, muito importante para quem busca a prevenção de doenças como Alzheimer e Parkinson. Além disso, o nutriente reduz inflamação.

Shitake

Esse tipo de cogumelo é importante para os pacientes com problemas reumáticos porque apresenta substâncias conhecidas como polissacarídeos, que ajudam a aumentar a resposta imunológica, essencial para combater infecções. O alimento também possui ação antimicrobiana.

Gema de ovo

É um alimento de origem animal muito rico em ômega-3. Antes tida como vilã, hoje a gema de ovo é muito bem-vinda em um cardápio saudável, já que não oferece riscos à saúde.

Ela pode, inclusive, ser aliada da saúde de quem sofre com os incômodos da artrite e da artrose.

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