11 Dicas para Emagrecer Rápido e com Saúde

11 Dicas para Emagrecer Rápido e com Saúde

As pessoas estão sempre buscando um ideal de beleza, muitas vezes inatingível e não condizente com a realidade. Isso faz parte da condição natural do ser humano, o qual, desde cedo, é preparado para se adaptar a uma sociedade dirigida por padrões estéticos definidos.

Poucos são os que procuram modificar seu corpo por razões realmente importantes, como aumento da expectativa e da qualidade de vida, obtenção e preservação de uma mente ativa e sadia e de um espírito jovem.

Nesta matéria, você encontrará sugestões úteis e práticas, no caminho de uma nova imagem de si mesmo. Todas as sugestões se baseiam no conceito de que não é preciso esforço sobre-humano para conseguir emagrecer rápido.

Exigem se, sim, vontade, determinação, dedicação e disciplina. Nenhuma fórmula mágica é apresentada (mesmo porque elas não existem).
A verdadeira mágica é a força interior suficiente para mudar hábitos de vida e torná-los permanentes através de uma atitude positiva e da prática constante.

1. Faça mais refeições durante o dia

Faça seis refeições pequenas por dia, em vez de três grandes. Gasta-se energia durante a mastigação, na digestão dos alimentos e na absorção dos nutrientes. Quando o intervalo entre as refeições é muito grande, o corpo reduz o metabolismo e começa a armazenar gordura.

Refeições menores e mais freqüentes ajudam o metabolismo a ficar mais estável, e isso o manterá satisfeito durante todo o dia.

A alimentação mais fracionada também previne a hipoglicemia (queda nos índices de açúcar do sangue) provoca tonturas, fraqueza e dores de cabeça. A distância entre as refeições não deve ultrapassar cinco horas.

2. Nunca deixe de tomar o café da manhã

O café da manhã é o combustível com o qual você enfrentará a primeira parte do dia. Coma pelo menos uma fruta ou uma torrada.

O metabolismo do corpo fica mais lento durante a noite e não volta ao normal até que você coma alguma coisa. Se você ficar com o estômago vazio até o almoço – o que pode levar quatro horas ou mais seu corpo passará esse tempo queimando calorias muito lentamente.

Prefira os alimentos com alto teor de fibras, que fazem você se sentir satisfeito por mais tempo e diminuem, portanto, o apetite.

3. Suas refeições devem durar mais tempo

Coma devagar e mastigue pelo menos 30 vezes antes de engolir. Se você comer muito depressa, comerá demais, pois o cérebro leva aproximadamente 30 minutos para registrar que o estômago está cheio.

Preste mais atenção ao sabor de cada alimento. Depois de levar cada porção à boca, deixe o garfo e só volte a pegá-lo quando tiver terminado de mastigar.

Se estiver comendo um sanduíche, por exemplo, coloque-o no prato uma vez ou outra, enquanto estiver mastigando. Mastigação lenta faz a sensação de saciedade ficar mais tempo no cérebro, e você sente menos fome.

4. Inclua fibras na alimentação.

Embora as fibras não tenham valor nutritivo nem energético, são imprescindíveis à dieta. Alimentos ricos em fibras e com poucas calorias ajudam você a se sentir satisfeito após uma refeição de baixa caloria.

Isso acontece porque fornecem volume à dieta e distendem o estômago, ajudando na perda de peso. Os alimentos ricos em fibras exigem mais mastigação, e isso força a ingestão mais lenta.

Os benefícios que os alimentos com fibras trazem são:

  • Prevenção de Doenças do Coração
  • Diminuição da Absorção de Gordura e do Mau Colesterol
  • Prevenção e Tratamento de Constipação
  • Hemorroidas e Diverticulite

Cada adulto deve ingerir cerca de 25g de fibras por dia, que devem entrar na dieta gradualmente para promover a adaptação do organismo.

Entre os alimentos ricos em fibras, destacam-se:

  • Cereais, pão integral, arroz integral
  • Frutas frescas (ameixa, maçã, banana, laranja, morango)
  • Grãos (feijão, ervilha, milho)
  • Verduras

Legumes (nabo, pimentão, cenoura, espinafre)

5. Beba água

Beba água, no mínimo, 2 litros ou 8 copos de água por dia, de preferência até 30 minutos antes das refeições ou 3 horas depois delas. A água reduz a retenção de líquido porque expele o sal do organismo, além de eliminar os resíduos de gordura queimada pelo corpo.

Resultados ainda melhores são conseguidos com água fria ou gelada. O organismo não consegue usar a água que é ingerida até que ela esteja na temperatura do corpo. Quanto mais fria a água, mais energia o corpo terá de gastar para aquecê-la, portanto, queimará mais calorias. As águas preparadas são uma boa opção para quem quer alterar o sabor e colocar mais nutrientes no copo.

Não beba água (ou qualquer outro líquido) durante as refeições, pois atrapalha a digestão. Tendo de mastigar mais você se sentirá satisfeito mais depressa e apreciará mais sabor dos alimentos.

6. Diminua o consumo de sal

O sal retém líquido porque o sódio permite que as células se encham de água não a eliminem causando inchaço no corpo e sensação de mal-estar. A quantidade ideal de sal é de, no máximo, 1 colher (das de sopa) de sal por dia (6 a 15 g).

7. Aproveite suas refeições

Concentre-se apenas na comida e não faça mais nada durante uma refeição, por exemplo, andar, falar ao telefone, ler um livro ou assistir à TV. Você vai apreciar mais o que está comendo, ficará satisfeito mais rapidamente e comerá mais devagar.

8. Frutas e legumes em primeiro lugar

Sempre coma todos os alimentos menos calóricos (vegetais, saladas e frutas) antes de qualquer parte da refeição.

O volume ingerido ajudará a frear aquela fome urgente, trará sensação de saciedade, e você comerá menos dos pratos seguintes, pois a fome é maior no início da refeição.

Também terá a certeza de ter ingerido todos os vegetais, que são sempre muito saudáveis. Termine a refeição com os alimentos mais calóricos, como pães, massas e carnes.

9. inclua saladas em suas refeições

Saladas são uma ótima opção para uma refeição leve, mas não farão você emagrecer rápido se forem servidas com molhos gordurosos.

Apenas uma colher de sopa de maionese pode conter até 150 calorias. Prefira óleo de oliva, shoyo, limão, vinagre ou pequenas quantidades de sal e pimenta.

Os molhos light e os à base de iogurte não isentos de gordura. Não ultrapasse a medida colheres por refeição.

Se não conseguir resistir ao molho, deixe-o em um recipiente separado, mergulhando apenas a ponta do garfo antes de levar cada porção à boca. Assim, você poderá saborear o molho sem ter que ingerir uma grande quantidade de calorias.

10. Não sabote sua dieta, isso pode acabar com seu plano para emagrecer rápido

Não é preciso sair da dieta quando for a um restaurante. É possível escolher refeições leves e saborosas para manter a forma e até emagrecer rápido.

Siga alguns conselhos básicos para não sair de sua dieta para emagrecer rápido:

  • Fuja dos couverts calóricos
  • Peça legumes preparados no vapor e manteiga
  • Escolha carnes, peixes e frango grelhados
  • Nada de molhos cremosos, frituras e refrigerantes
  • Não caia na tentação de se servir novamente
  • Coloque no prato alimentos que contenham fibras
  • Procure dividir o prato principal com outra pessoa
  • Comece pelos pratos mais leves
  • Massas podem ser consumidas, desde que não contenham molhos gordurosos
  • Sobremesas são altamente calóricas – abra mão de pudins, sorvetes e bolos
  • Prefira gelatina ou frutas

Cuide de sua saúde bucal

Imediatamente após uma refeição, especialmente o jantar, vá direto ao banheiro e escove os dentes, use fio dental e faça bochechos. Desse modo, você se sentirá menos tentado a comer mais.

Muitas pessoas concordam com que esse procedimento evita o desejo de lanches tarde da noite.

Uma sugestão que pode funcionar para algumas pessoas: escove os dentes sempre que estiver pensando em comer algo que não deve. Com a sensação de limpeza e hálito fresco, você vai pensar duas vezes antes de cair em tentação.

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